Artetnografia e Mitodologia em arte: práticas de fomento ao ator de f(r)icção

Autores

  • Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014167

Resumo

O artigo constitui-se enquanto vestígio memorial da palestra ministrada pela pesquisadora Luciana Lyra, no dia 25 de fevereiro de 2014, no Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), durante a I Jornada de Pesquisa Mulheres em Cena. Tal exposição, que tomou como referência o relato de experiências cênicas, versou, especialmente, sobre os conceitos de Artetnografia, Mitodologia em Arte e Ator de F(r)icção, cunhados pela investigadora ao longo de sua trajetória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atriz, performer, dramaturga, diretora e professora de Teatro. Docente do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo.Pós doutoranda em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da UFRN. Pós-doutora em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), é também Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP-SP). Especialista em Ensino da História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ainda possui o título de Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-PE). Atuou como docente da graduação em Artes e da pós graduação lato sensu da Universidade Guarulhos (UNG), da graduação em teatro e pós graduação lato sensu da Faculdade Paulista de Arte (FPA), em São Paulo, e também foi mestre da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). É integrante do grupo de pesquisa em Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP), do grupo Poéticas Atorais (UNESP), do Terreiro de Investigações Cênicas (UNESP) e do grupo ÍMAN (Imagem, mito e imaginário nas artes da cena) (UFG). Atua na Companhia de teatro OS FOFOS ENCENAM, da Cooperativa Paulista de Teatro e dirige seu próprio estúdio de investigação UNA(L)UNA - PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Atualmente encontra-se em formação no Método Feldenkrais de educação somática pelo Feldenkrais International Trainning.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

LYRA, Luciana de Fatima Rocha Pereira de. Artetnografia e Mitodologia em arte: práticas de fomento ao ator de f(r)icção. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 167–180, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014167. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014167. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo