Artetnografia e Mitodologia em arte: práticas de fomento ao ator de f(r)icção

Autores

  • Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014167

Resumo

O artigo constitui-se enquanto vestígio memorial da palestra ministrada pela pesquisadora Luciana Lyra, no dia 25 de fevereiro de 2014, no Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), durante a I Jornada de Pesquisa Mulheres em Cena. Tal exposição, que tomou como referência o relato de experiências cênicas, versou, especialmente, sobre os conceitos de Artetnografia, Mitodologia em Arte e Ator de F(r)icção, cunhados pela investigadora ao longo de sua trajetória.

Biografia do Autor

Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atriz, performer, dramaturga, diretora e professora de Teatro. Docente do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo.Pós doutoranda em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da UFRN. Pós-doutora em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), é também Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP-SP). Especialista em Ensino da História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ainda possui o título de Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-PE). Atuou como docente da graduação em Artes e da pós graduação lato sensu da Universidade Guarulhos (UNG), da graduação em teatro e pós graduação lato sensu da Faculdade Paulista de Arte (FPA), em São Paulo, e também foi mestre da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). É integrante do grupo de pesquisa em Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP), do grupo Poéticas Atorais (UNESP), do Terreiro de Investigações Cênicas (UNESP) e do grupo ÍMAN (Imagem, mito e imaginário nas artes da cena) (UFG). Atua na Companhia de teatro OS FOFOS ENCENAM, da Cooperativa Paulista de Teatro e dirige seu próprio estúdio de investigação UNA(L)UNA - PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Atualmente encontra-se em formação no Método Feldenkrais de educação somática pelo Feldenkrais International Trainning.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Lyra, L. de F. R. P. de. (2014). Artetnografia e Mitodologia em arte: práticas de fomento ao ator de f(r)icção. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(22), 167 - 180. https://doi.org/10.5965/1414573101222014167

Edição

Seção

Fluxo Continuo