Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards

Autores

  • Giuliano Campo University of Ulster, School of Creative Arts, North Ireland, United Kingdom.
  • Janaina Trasel Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014053

Resumo

Este artigo aborda alguns dos princípios que envolveram o trabalho com os cantos rituais de tradição Afro-Caribenhos praticados na fase da “Arte como Veículo” de Jerzy Grotowski. Serão levantadas percepções sobre esta prática a partir da perspectiva de Grotowski, de Maud Robart e de Thomas Richards. Este estudo propõe reflexões sobre caminhos pedagógicos para a ampliação da consciência criativa do performer sobre a ação vocal, por meio de práticas com cantos de tradição e cantos rituais.

Biografia do Autor

Giuliano Campo, University of Ulster, School of Creative Arts, North Ireland, United Kingdom.

PhD Giuliano Campo é professor do Curso de Teatro da School of Creative Arts da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, Reino Unido. Doutorado em Teatro pelas Universidades de Roma 3 e Paris 8. Foi pesquisador associado do Projeto britânico sobre Grotowski da Universidade de Kent (Reino Unido), é co-fundador da ETRN (Rede Europeia de Pesquisa Teatral) e Especialista Assessor para a VQR (Avaliação de Qualidade de Pesquisa) para a MIUR (Ministério Italiano da Educação).

Janaina Trasel Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Janaina Träsel Martins é Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, Mestre em teatro pelo PPGT da Universidade do Estado de Santa Catarina; Professora Adjunta II do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Campo, G., & Martins, J. T. (2014). Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(22), 053 - 062. https://doi.org/10.5965/1414573101222014053

Edição

Seção

Dossiê Temático: O trabalho vocal no teatro