A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal

Autores

  • Ernani de Castro Maletta Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014039

Resumo

A partir de inquietações que impulsionaram a discussão aqui proposta, apresentam-se princípios, proposições e procedimentos da artista, professora e pesquisadora italiana Francesca Della Monica sobre as possibilidades da ação vocal para a criação cênica, que evidenciam a dimensão espacial e dionisíaca da voz para além do seu uso convencional e que se mostram relevantes nos processos criativos e formativos do artista cênico, a favor da liberdade expressiva e do resgate de sua identidade vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani de Castro Maletta, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escoia de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor musical e vocal; Diretor cênico, ator e cantor.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

MALETTA, Ernani de Castro. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 039–052, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014039. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O trabalho vocal no teatro