Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica

Autores

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101182012077

Resumo

O texto traz um apanhado do trabalho de iniciação docente realizado no Subprojeto de Teatro da UFRGS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que compreende uma proposta de qualificação da formação profissional do professor de teatro através da interação entre estudantes Bolsistas do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS e a realidade de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As ações do Subprojeto de Teatro desenvolvem-se na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), e têm por objetivo central restabelecer as funções do núcleo teatral da escola – o TIPIE. Nesse sentido, consideram-se as possibilidades e os desafios às ações de iniciação à docência em teatro, dentre as quais se destacam: o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento da escola; a inserção dos futuros professores no ambiente escolar; a pesquisa acerca da memória da escola, com ênfase no seu papel precursor para o ensino de teatro em âmbito local e nacional; o desenvolvimento de oficinas de iniciação teatral oferecidas à comunidade do IE; e a retomada das funções artísticas e culturais do TIPIE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Professora da Universidade Federal de Rio Grande do Sul no Departamento de Arte Dramática. Pesquisa há mais de 20 anos as relações entre Teatro e Educação, do ponto de vista tanto pedagógico quanto institucional.

Downloads

Publicado

2012-03-17

Como Citar

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 18, p. 077–083, 2012. DOI: 10.5965/1414573101182012077. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012077. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro