Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101182012077Resumo
O texto traz um apanhado do trabalho de iniciação docente realizado no Subprojeto de Teatro da UFRGS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que compreende uma proposta de qualificação da formação profissional do professor de teatro através da interação entre estudantes Bolsistas do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS e a realidade de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As ações do Subprojeto de Teatro desenvolvem-se na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), e têm por objetivo central restabelecer as funções do núcleo teatral da escola – o TIPIE. Nesse sentido, consideram-se as possibilidades e os desafios às ações de iniciação à docência em teatro, dentre as quais se destacam: o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento da escola; a inserção dos futuros professores no ambiente escolar; a pesquisa acerca da memória da escola, com ênfase no seu papel precursor para o ensino de teatro em âmbito local e nacional; o desenvolvimento de oficinas de iniciação teatral oferecidas à comunidade do IE; e a retomada das funções artísticas e culturais do TIPIE.Downloads
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