Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul

 

Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul

 Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 30 junho de 2024. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 50, de setembro de 2024. 

O dossiê temático “Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do Sul” convida artistas e/ou pesquisadores do campo estético, político e social que investiguem processos históricos e estratégias artístico-decoloniais na América Latina, que reflitam a arte contemporânea em suas articulações políticas, sociais e afetivas, problematizando as categorias de reconhecimento e de inteligibilidade social que marcam e excluem determinados corpos. A produção de territórios sistêmicos de rebaixamento tem provocado nas últimas décadas importantes reações no campo da arte e no campo social/político, promovendo espaços de lutas identitárias contra a violência e a racionalidade neoliberal, neocolonial. Nos interessa pensar as artes do Sul como instrumento crítico, numa abordagem interseccional que se oponha às forças históricas de des-historização responsáveis por eternizar estruturas de exploração biopolíticas. A que propósito servem os dispositivos de inteligibilidade social? Como enfrentar e desarticular esse “pacto narcísico de branquitude” que circula entre os corpos?

 Esse dossiê temático propõe portanto a publicação de artigos, entrevistas, relatos de experiências, resenhas críticas, traduções e vídeos de manifestações performativas, sonoras e visuais que tragam pesquisas de artistas, críticos, historiadores, teóricos das artes da cena latino-americana, pesquisadores do campo da sociologia, antropologia e psicanálise envolvidos com a construção de novos saberes e práticas  que desafiem o pensamento dominante instrumentalizado.

 Assim, serão contempladas pesquisas que tratem de temas ligados à arte e a cena contemporânea do Sul, aos estudos feministas, à teoria queer, aos estudos de gênero e de raça que apostem na interdisciplinaridade e performatividade para pensar as corpas decoloniais.

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

 O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto pelos professores doutores: Martha de Mello Ribeiro (coordenadora), Universidade Federal Fluminense (UFF); Ileana Diéguez Caballero, Universidade Autônoma Metropolitana, Cuajimalpa, México (UAM); Berenice Bento, Universidade de Brasília (UNB); Gabriela Lírio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Janaína Leite, Universidade de São Paulo (USP); Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal Minas Gerais (IFMG).

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.50 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até  30 de junho de 2024http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions