(Re)arranjos de uma “utopia do som nacional”: a bossa nova como realização do projeto musical modernista de Mário de Andrade
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180301012009136Mots-clés :
Mário de Andrade, bossa nova, experiência musical brasileiraRésumé
O presente trabalho procura argumentar sobre a relação histórica entre o projeto de Mário de Andrade para a música brasileira (sua “utopia do som nacional”, segundo Arnaldo Contier) e sua uma realização possível com a bossa nova. Apresenta-se em linhas gerais o referido projeto andradiano, seu caráter engajado, suas incursões na problemática do “popular” e do “erudito” e sua filiação à obsessão nacional pela formação. Expõe-se pontualmente a possível compreensão da bossa nova como um projeto modernista, sugerindo uma lógica de continuidade na experiência musical brasileira.Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor. Sobre música popular. In: COHN, Gabriel. (org.) Theodor W. Adorno. São Paulo: Editora Ática, 1994b. pp.115-146.
ADORNO, Theodor. Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva, 1989.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.
ANDRADE, Mário de. Música, doce música. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1976.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1991.
ANDRADE, Mário de. O banquete. Belo Horizonte: Itatiaia, 2004.
ARANTES, Paulo Eduardo. Sentimento da dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Candido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ARANTES, Paulo Eduardo. Providências de um crítico literário na periferia do capitalismo. In: ARANTES, Otília e ARANTES, Paulo Eduardo. Sentido da Formação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
BASTOS, Manoel Dourado. Passagens da afirmação tropicalista: auto-análise do movimento da música popular brasileira por meio da compreensão em processo das canções de Caetano Veloso. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília.
CAMPOS, Augusto de (org.). Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: T.A. Queiroz: Publifolha, 2000.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1997.
CONTIER, Arnaldo. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais. Vol. 1, Ano 1, nº 1, outubro/novembro/dezembro de 2004. Disponível em:http://www.revistafenix.pro.br/pdf/Artigo%20Arnaldo%20Daraya%20Contier.pdf. Acessado dia 02/10/2008.
CONTIER, Arnaldo. O ensaio sobre música brasileira: Estudo dos matizes ideológicos do vocabulário social e técnico-estético (Mario Andrade, 1928). Revista Música, São Paulo, maio/nov 1995, 75-121.
GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
GIANI, L.A.A. As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira, 1945-1958. 1999. Tese (Doutorado em História), Universidade Estadual Paulista, Assis/SP.
KATER, Carlos. Música Via e H.J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa Editora: Atravez, 2001a.
KATER, Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001b.
LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade: ramais e caminhos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1972.
MACHADO, Cacá. Tom Jobim. São Paulo: Publifolha, 2008.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.
MAMMÌ, Lorenzo. João Gilberto e o projeto utópico da bossa nova. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo: CEBRAP, nº 34, novembro de 1992, pp.63-70.
MAMMÌ, Lorenzo. Uma promessa ainda não cumprida. Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, 10 de dezembro de 2000.
MELLO e SOUZA, Gilda de. O tupi e o alaúde. São Paulo: Editora 34: Livraria Duas Cidades, 2003.
MORAES, José Geraldo Vinci. Música popular: fontes e arquivos para a História. Teresa: Revista de Literatura Brasileira. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, n.4/5, 2003.pp. 401-406.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos. Músico, doce músico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
SCHWARZ, Roberto. A carroça, o bonde e o poeta modernista. In: SCHWARZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. pp. 11-28.
TEIXEIRA, Maurício de Carvalho. O avesso do folclore. Teresa: Revista de Literatura Brasileira. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, n.4/5, 2003. pp. 271-282.
TEIXEIRA, Maurício de Carvalho. Riscos no fonógrafo: Mário de Andrade e os discos. In: TONI, Flávia Camargo (org.). A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. São Paulo: Editora SENAC/ São Paulo, 2004. pp. 51-71.
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. São Paulo: Livraria Duas Cidades: Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1977.
WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense: Villa-Lobos e o Estado Novo. In: KIEFER, Bruno e WISNIK, José Miguel. Música. São Paulo: Brasiliense, 1983. pp. 129-191. (Coleção O nacional e o popular na cultura brasileira).
WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.