Ilustração Brasileira (Bordeaux/Paris, 1901-1902): em busca do projeto e de seus idealizadores
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180313322021e0207Résumé
O artigo tem por objetivo analisar os doze exemplares da revista Ilustração Brasileira, mensário impresso na França e que circulou entre 1901 e 1902. O periódico é citado na historiografia como um dos pioneiros no uso da fotografia e colocado ao lado das revistas de variedades que se multiplicaram a partir do início do século XX, momento em que a impressão direta da fotografia nos impressos periódicos tornou-se possível. A despeito de ser muito mencionada, não se conta com estudos sistemáticos sobre essa revista e nem com informações a respeito dos objetivos ou dos responsáveis pelo empreendimento. Dados esparsos provenientes de jornais da época, associados à análise dos conteúdos e dos colaboradores, fornecem algumas pistas que ajudam a esclarecer pelo menos parte do problema e a elucidar a natureza da publicação, lançada num momento em que inovações técnicas abriam novas possibilidades para as revistas ilustradas.
Téléchargements
Références
A PRIMAVERA. A Província, Pernambuco, ano 24, n. 240, p. 1, 22 out. 1901. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/128066_01/10983. Acesso em: 10 ago. 2020.
A. A. [AZEVEDO, Artur]. Livros, Folhetos e Revistas. O País, Rio de Janeiro, ano 27, n. 6183, p. 1, 12 set. 1901. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_03/3097. Acesso em: 11 ago. 2020.
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BOUCHON, Georges (ed.). Histoire d’une imprimerie bordelaise (1600-1900). Bordeaux: Imprimeries G. Gounouilhou, 1901. Disponível em: https://archive.org/details/histoireduneimpr00boucuoft/page/346/mode/2up. Acesso em: 12 jun. 2020.
BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio: Academia Brasileira de Letras, 2004.
CORRÊA, Luiz Felipe de Seixas. O Barão do Rio Branco: missão em Berlim, 1901-1902. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009. Disponível em: http://funag.gov.br/biblioteca/index.php?route=product/product&product_id=458. Acesso em: 11 ago. 2020.
CRUZ, Heloisa de Faria (org.). São Paulo em revista: catálogo de publicações da imprensa cultural e de variedades paulistana 1870-1930. São Paulo: Arquivo do Estado, 1997.
DIMAS, Antonio. Tempos eufóricos: análise da revista Kosmos 1904-1909. São Paulo: Ática, 1983.
ELOY [Artur Azevedo]. Croniqueta. A Estação, Rio de Janeiro, ano 30, n. 17, p. 100, 15 set. 1901. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/709816/7274. Acesso em: 09 ago. 2020.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1994.
FEYEL, Gilles. Naissance, constitution progressive et épanouissement d’un genre de presse aux limites floues: le magazine. Réseaux, Paris, v. 105, n. 1, p. 19-51, 2001. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-reseaux1-2001-1-page-19.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.
FONSECA, Letícia Pedruzzi. Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898. São Paulo: Blucher, 2009. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/uma-revolucao-grafica-juliao-machado-e-as-revistas-ilustradas-no-brasil-312/list#undefined. Acesso em : 08 ago. 2020.
FRANÇA. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 9, p. 208, abr. 1902. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/239. Acesso em: 10 ago. 20,20.
GERVAIS, Thierry. D’après photographie : premiers usages de la photographie dans le journal L’Illustration (1843-1859). Études photographiques, Paris p. 56-85, 13 jul. 2003. Disponível em: https://journals.openedition.org/etudesphotographiques/347. Acesso em: 09 ago. 2020.
GERVAIS, Thierry. De part et d'autre de la garde barrière: les errances techniques dans l'usage de la photographie au sein du journal L'Illustration (1880-1900). Études photographiques, Paris, p. 1-24, 05 ago. 2009. Disponível em: http://journals.openedition.org/etudesphotographiques/2663. Acesso em: 09 jun. 2020.
GERVAIS, Thierry. La similigravure: le récit d’une invention (1878-1893). Nouvelles de l’estampe, Paris, n. 229, 1-25, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/estampe/1337. Acesso em: 09 ago. 2020.
HUGO, Victor. Pensamentos. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 7, p. 150, mar. 1902. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/176. Acesso em: 10 ago. 2020.
ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA, Paris, ano 1, n. 1, p. 2, agosto de 1901a. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/4. Acesso em: 10 ago. 2020.
ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA. O Fluminense, Niterói, ano 24, n. 4644, p. 1, 24 ago. 1901b. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_04/2053. Acesso em: 11 ago. 2020.
JACKSON, Mason. The pictorial press. It’s origin and progress. London: Hurst and Blackett, 1885. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/36417. Acesso em: 10 ago. 2020.
JORGE, Artur Guimarães de Araújo. Rio Branco e as fronteiras do Brasil. Uma introdução às obras do Barão do Rio Branco. Brasília: Senado Federal, 1999.
LA CATASTROPHE DU “PAX”. Le Sport Universel Illustré, Paris, n. 304, p. 305, 18 maio 1902. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65280896/f311.item.zoom. Acesso em: 11 ago. 2020.
LE NAUFRAGE DU SANTOS-DUMONT... Le Sport Universel Illustré, Paris, n. 292, p. 113, 23 fev. 1902. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65280896/f119.item. Acesso em: 11 ago. 2020.
LERICHE, Louis. Os heróis do Niágara. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 9, p. 208-209, abr. 1902. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/239. Acesso em: 10 ago. 2020.
LERICHE, Louis. Um passeio a pé pelo Danúbio. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 12, p. 267-268, jul. 1902. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/310. Acesso em: 10 ago. 2020.
LERICHE, Louis. Les héros du Niagara. Le Sport Universel Illustré, Paris, n. 283, p. 820-821, 21 dez. 1901. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6528432s/f400.item. Acesso em: 11 ago. 2020.
LERICHE, Louis. Une course a pied sur le Danube. Le Sport Universel Illustré, Paris, n. 297, p. 206, 30 maio 1902. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65280896/f212.item. Acesso em: 11 ago. 2020.
LUCA, Tania Regina de. A Ilustração (1884-1892): circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Ro de Janeiro. São Paulo: Unesp : Fapesp, 2018.
MARICÁ, Marques de. Pedras soltas. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 11, p. 247, jun. 1902. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/286. Acesso em: 10 ago. 2020.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de república (1890-1922). São Paulo: Edusp : Fapesp : Imprensa Oficial do Estado, 2001.
O NAUFRÁGIO DO “SANTOS DUMONT”. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 9, p. 197-198, abr. 1902. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/228. Acesso em: 10 ago. 2020.
ORTIGÃO, Ramalho. Fragmentos. Ilustração Brasileira, Paris, ano 1, n. 2, p. 41, ago. 1901. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/107468/47. Acesso em: 10 ago. 2020.
PINSARD, Jules. L’Illustration du livre moderne et la photographie. Paris: Charles Mendel, 1897. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1179002z. Acesso em: 09 ago. 2020.
PORTA, Frederico. Dicionário de artes gráficas. Porto Alegre: Globo, 1958.
SANTOS, Luís Cláudio Villafañe Gomes. O evangélio do barão: Rio Branco e a identidade brasileira. São Paulo: Unesp, 2012.
SAUVAGE, Anne-Marie. L’affiche en couleurs à la fin du XIXe siècle. Nouvelles de l’estampe, Paris, n. 230, p. 1-6, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/estampe/1326. Acesso em: 12 set. 2020.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Tempo e Argumento 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.