A campanha presidencial televisiva de Lula em 2006 revista desde a didática da história

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180304022012004

Mots-clés :

televisão, propaganda, propaganda política, consciência histórica

Résumé

Discute-se o papel da propaganda política televisiva no processo de ensino e aprendizagem de História, através dos processos de resgate e reforço de símbolos e ideias referentes às representações identitárias e história político-social do Brasil, mobilizadas para a construção de projetos de poder. Trata-se, portanto, de um estudo que pretende contribuir para o conhecimento das relações entre os aspectos formais/escolares e os aspectos não-formais/ extra-escolares do ensino e aprendizagem da História. Parte-se do referencial teórico da Didática da História, que tem na consciência histórica o seu conceito principal (cf. J. Rüsen, K. Jeissman, P. Seixas e outros). A metodologia consiste, além dos instrumentais de análise das mensagens televisivas (sobretudo R. Barthes), na identificação e análise das narrativas e /ou "histórias ultracurtas" presentes no discurso político, capazes de ativar elementos do imaginário e da memória coletiva a serviço de fins imediatos. A conclusão preliminar é a circularidade entre o ensino - aprendizado escolar e as mensagens midiáticas, contribuindo para a compreensão da interdependência e jogos de dominação entre essas esferas.

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Biographie de l'auteur

Luis Fernando Cerri, Ponta Grossa State University

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publiée

2012-12-13

Comment citer

CERRI, Luis Fernando. A campanha presidencial televisiva de Lula em 2006 revista desde a didática da história. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 04–23, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012004. Acesso em: 21 nov. 2024.