História e memória do teatro pernambucano: a genealogia de uma memória coletiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180313342021e0303

Resumen

O artigo analisa o auditório da Secretaria de Saúde e

Neste artigo, analisamos a constituição de uma memória coletiva a partir da contribuição de obras consagradas como fundamentais para a compreensão da trajetória do teatro pernambucano. As obras selecionadas foram: O teatro moderno em Pernambuco, de Joel Pontes; O teatro em Pernambuco, de Alexandre Figueirôa; Por um teatro do povo e da terra, de Luís Maurício Carvalheira e TAP – sua cena e sua sombra, de Antonio Cadengue. Com a análise desses textos, procuramos mostrar de que forma algumas teses sobre o teatro pernambucano foram se consolidando pela regularidade com que foram enunciadas ao longo de cinco décadas. Essas teses foram enquadradas numa narrativa consagrada, através da qual diferentes sujeitos e grupos de teatro foram nomeados e desafiados a comprovarem uma função específica na memória organizadora constituída por essa narrativa, sob pena de caírem no esquecimento por falta de relevância. Neste sentido, a constituição de uma memória coletiva, como estudamos aqui, não tem como tema principal uma correspondência entre os discursos analisados e o “real”, mas a coerência interna de uma narrativa consagrada e suas ideias sobre o teatro pernambucano.

Palavras-chave: história; memória; teatro pernambucano; genealogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. 2. ed. Recife: FJN: Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 2001.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183-191.

CADENGUE, Antonio Edson. TAP – sua cena & sua sombra: o Teatro de Amadores de Pernambuco (1941-1991). Recife: Cepe: SESC Pernambuco, 2011a. v. 01.

CADENGUE, Antonio Edson. TAP – sua cena & sua sombra: o Teatro de Amadores de Pernambuco (1941-1991). Recife: Cepe: SESC Pernambuco, 2011b. v. 02.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CARVALHEIRA, Luiz Maurício Britto. Por um teatro do povo e da terra: Hermilo Borba Filho e o Teatro do Estudante de Pernambuco. 2. ed. Recife: Cepe, 2011.

CAVALCANTE JÚNIOR, Idelmar Gomes. Inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970). 2017. Tese (Doutorado em História Social) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

FIGUEIRÔA, Alexandre. O teatro em Pernambuco. Recife: Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GUINSBURG, Jacó; PATRIOTA, Rosângela. Teatro brasileiro: ideias de uma história. São Paulo: Perspectiva, 2012.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: introdução a semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-RJ, 2006.

OLIVEIRA, Reinaldo de. O palco da minha vida. Recife: Bagaço, 2013.

PEREIRA, Nilo. Pernambucanidade. Recife: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, 1983. v. 01.

PONTES, Joel. O teatro moderno em Pernambuco. Recife: Fundarpe, 1966.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.

SIMÕES, Giuliana. Veto ao modernismo no teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2010.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

CAVALCANTE JÚNIOR, Idelmar Gomes. História e memória do teatro pernambucano: a genealogia de uma memória coletiva. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, p. e0303, 2021. DOI: 10.5965/2175180313342021e0303. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313342021e0303. Acesso em: 17 ago. 2024.