Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras

Autores/as

  • Jaqueline Martins Zarbato Centro Universitário Municipal de São José image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305092013134

Palabras clave:

memória de professoras, memória, ensino de história, formação de professores, formação docente

Resumen

Este artigo pretende apontar reflexões sobre as experiências de professoras de História, e interpretar o processo de formação, suas implicações e tensões no fazer docente, desde os elementos simbólicos, as escolhas, as trajetórias no fazer de professoras

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Martins Zarbato, Centro Universitário Municipal de São José

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ/SC)

Citas

ABRAHÃO, M. H. M. B. O professor e o ciclo de vida profissional. In: ENRICONE,D. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 9-23.

AZEVEDO, Joanir G. & ALVES, Neila G. (Orgs.). Formação de professores:possibilidades do imprevisível. RJ: DP&ª, 2004.

CAVACO, Maria Helena. O ofício do professor: o tempo e a mudança. In: NOVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto, Portugal, Ed. Porto, 1995. P. 155-168.

FACCI, Marilda G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? São Paulo: Autores Associados, 2004.

FENELON, Déa. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. In: Cadernos Cedes, n 8. São Paulo, Cortez, 1983.

FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de História.SP, Papirus, 2003.

MONTEIRO, A.M.F.C. Ensino de história: algumas configurações do saberescolar. In: História e Ensino. Revista do Laboratório de Ensino deHistória da Universidade Estadual de Londrina, v.9. Londrina: Editora da UEL, 2003.

NOVOA, Antonio. (Orgs.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, (1995).

PIMENTA, Selma G. Estágio e Docência.São Paulo: Cortez, 2004.

______. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. In:Nuances, - v. III – Set. 1997. p. 5.

RAMALHO, B., NUNEZ, I. GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SILVA, Marcos A. (Org.). Repensando a História. SP, Marco Zero, 1984.

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. RJ, Vozes, 2002.

Publicado

2013-04-26

Cómo citar

ZARBATO, Jaqueline Martins. Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 134–152, 2013. DOI: 10.5965/2175180305092013134. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305092013134. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.