Domesticidade, medo e consumo: a Espanha franquista e o American Way of Life nas páginas de Seleções

Autores/as

  • Sol Glik Universidad Autónoma de Madrid

Resumen

Durante as décadas de 1950 e 1960, a sociedade espanhola recebeu um variado conjunto de artefatos culturais provenientes dos Estados Unidos, país do qual começava a se aproximar. Séries de televisão, produções cinematográficas e publicações periódicas informavam aos espanhóis e espanholas sobre os usos, costumes e avanços tecnológicos daquele país, do qual pouco conheciam. O estilo de vida estadunidense, denominado American Way of Life, era muito diferente da experiência da sociedade espanhola, governada pelo duro regime de Francisco Franco. Este trabalho indaga, em perspectiva transcultural e em suportes diversos, o impacto dessa informação na publicidade, na produção e no consumo, articulando elementos políticos e econômicos com a emergência de um novo fenômeno, a domesticidade.

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Biografía del autor/a

Sol Glik, Universidad Autónoma de Madrid

Doutoranda em História Contemporânea na Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisadora Contratada da Universidad Autónoma de Madrid.

Publicado

2010-06-14

Cómo citar

GLIK, Sol. Domesticidade, medo e consumo: a Espanha franquista e o American Way of Life nas páginas de Seleções. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. p. 221 – 246, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1983. Acesso em: 30 jun. 2024.

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