Domesticity, fear and consumption: franquist Spain and the American Way of Life in the pages of Seleções magazine

Authors

  • Sol Glik Universidad Autónoma de Madrid

Abstract

Durante as décadas de 1950 e 1960, a sociedade espanhola recebeu um variado conjunto de artefatos culturais provenientes dos Estados Unidos, país do qual começava a se aproximar. Séries de televisão, produções cinematográficas e publicações periódicas informavam aos espanhóis e espanholas sobre os usos, costumes e avanços tecnológicos daquele país, do qual pouco conheciam. O estilo de vida estadunidense, denominado American Way of Life, era muito diferente da experiência da sociedade espanhola, governada pelo duro regime de Francisco Franco. Este trabalho indaga, em perspectiva transcultural e em suportes diversos, o impacto dessa informação na publicidade, na produção e no consumo, articulando elementos políticos e econômicos com a emergência de um novo fenômeno, a domesticidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sol Glik, Universidad Autónoma de Madrid

Doutoranda em História Contemporânea na Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisadora Contratada da Universidad Autónoma de Madrid.

Published

2010-06-14

How to Cite

GLIK, Sol. Domesticity, fear and consumption: franquist Spain and the American Way of Life in the pages of Seleções magazine. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. p. 221 – 246, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1983. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Fontes do Tempo Presente