Ensinar e Aprender História em tempos de (des)esperanças
apresentação da Seção temática “Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente”
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0200Keywords:
apresentação de seção temáticaAbstract
Apresentação da Seção temática “Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente”
Downloads
References
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 34.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.
LOPES, Alfredo Ricardo Silva; VIANA JÚNIOR, Mário Martins. O Antropoceno como Regime de Historicidade. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 12, n. 23, p. 9-24, 2020.
TURIN, Rodrigo. Tempos de transição e dessincronização social. In: VÁZQUEZ, Georgiane Garabely Heil; DENIPOTI, Cláudio (orgs.). Tempos de Transição. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, p. 19-38.
TURIN, Rodrigo. A "catástrofe cósmica" do presente: alguns desafios do Antropoceno para a consciência histórica contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Tempo e Argumento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The articles published by the magazine are for free use, destined for educational purposes and not commercial. The copyrights are all granted to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expressed opinion of its authors and not the official position of the Tempo e Argumento magazine or of the Postgraduate Program in History of the Universidade do Estado de Santa Catarina.