Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras

Autores

  • Jaqueline Martins Zarbato Centro Universitário Municipal de São José image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305092013134

Palavras-chave:

memória de professoras, memória, ensino de história, formação de professores, formação docente

Resumo

Este artigo pretende apontar reflexões sobre as experiências de professoras de História, e interpretar o processo de formação, suas implicações e tensões no fazer docente, desde os elementos simbólicos, as escolhas, as trajetórias no fazer de professoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Martins Zarbato, Centro Universitário Municipal de São José

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ/SC)

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. O professor e o ciclo de vida profissional. In: ENRICONE,D. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 9-23.

AZEVEDO, Joanir G. & ALVES, Neila G. (Orgs.). Formação de professores:possibilidades do imprevisível. RJ: DP&ª, 2004.

CAVACO, Maria Helena. O ofício do professor: o tempo e a mudança. In: NOVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto, Portugal, Ed. Porto, 1995. P. 155-168.

FACCI, Marilda G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? São Paulo: Autores Associados, 2004.

FENELON, Déa. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. In: Cadernos Cedes, n 8. São Paulo, Cortez, 1983.

FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de História.SP, Papirus, 2003.

MONTEIRO, A.M.F.C. Ensino de história: algumas configurações do saberescolar. In: História e Ensino. Revista do Laboratório de Ensino deHistória da Universidade Estadual de Londrina, v.9. Londrina: Editora da UEL, 2003.

NOVOA, Antonio. (Orgs.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, (1995).

PIMENTA, Selma G. Estágio e Docência.São Paulo: Cortez, 2004.

______. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. In:Nuances, - v. III – Set. 1997. p. 5.

RAMALHO, B., NUNEZ, I. GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SILVA, Marcos A. (Org.). Repensando a História. SP, Marco Zero, 1984.

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. RJ, Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

ZARBATO, Jaqueline Martins. Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 134–152, 2013. DOI: 10.5965/2175180305092013134. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305092013134. Acesso em: 28 dez. 2024.