Classificação de dados relativos à cirurgia de câncer de mama, um comparativo entre solução por Redes Neurais e Fuzzy

Autores

  • Ademir Cristiano Gabardo Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Departamento de Informática (DAINF). Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Martín Pérez Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Departamento de Informática (DAINF). Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR).

Resumo

Este artigo apresenta um comparativo entre duas técnicas para aprendizado de máquina baseadas em conceitos de inteligência artificial, utilizando Redes Neurais e controladores Fuzzy para classificar dados provenientes de pacientes submetidas à cirurgia de remoção de nódulos cancerígenas da(s) mama(s). O processo de classificação de dados pode ser simples ou complexo dependendo tanto do domínio do problema bem como da qualidade dos dados disponíveis. A acuidade dos resultados também pode variar de acordo com o domínio do problema, sendo que determinados casos podem admitir uma margem de erro maior ou menor. O objetivo deste trabalho é tanto demonstrar o processo de classificação de dados por meio de uma abordagem Fuzzy e se usando redes neurais, quanto demonstrar qual das técnicas obteve melhores resultados e com quais configurações. 

Biografia do Autor

Ademir Cristiano Gabardo, Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Departamento de Informática (DAINF). Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR).

Discente de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) no laboratório de Bioinformática. Departamento de Informática (DAINF) Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR).

Desenvolvendo pesquisa na área de redes complexas, redes sociais, sociometria e computação aplicada.

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Autor do livros: PHP e MVC com CodeIgniter, 2012 - Novatec - SP. e CodeIgniter Framework PHP, 2010 - Novatec - SP. 

Martín Pérez, Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Departamento de Informática (DAINF). Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR).

Discente de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) no laboratório de Bioinformática. Departamento de Informática (DAINF) Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2013-12-23

Edição

Seção

Artigos