Como o pequeno investidor pode usar as teorias de Graham e Markowitz
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747104082015028Palavras-chave:
finanças, investimentos, pequeno investidor, fronteira eficiente, seleção de carteirasResumo
A presença do investidor pessoa física na principal bolsa de valores brasileira tem aumentado nos últimos anos. A grande maioria é composta de pequenos investidores, os quais nem sempre possuem conhecimentos ou recursos para analisar com profundidade os ativos em que pretendem investir. O objetivo deste estudo é verificar a eficiência da aplicação no mercado brasileiro de duas estratégias utilizadas por investidores de sucesso. Bem como, a utilização de uma ferramenta simples para avaliar os ativos e auxiliar na composição de um portfólio de forma a minimizar os riscos. Para tanto, foram utilizadas as teorias Benjamin Grahan para a escolha dos ativos a serem adquiridos, e o modelo da fronteira eficiente de Harry Markowitz para definir a participação de cada ativo na composição das carteiras. Para a realização dos cálculos foi utilizada a planilha eletrônica Excel®, uma ferramenta simples e disponível a todos os investidores. O período estudado foram os anos de 2006 a 2010, ou seja, dois anos anteriores e dois anos posteriores a crise mundial de 2008. No inicio do período foram formadas cinco carteiras conforme os filtros de Grahan e a participação de cada ativo foi estabelecida conforme os critérios demonstrados por Markowitz. Os ativos que compõem a carteira bem como a sua participação no total investido são avaliados e alterados uma única vez no inicio de cada ano.
Downloads
Referências
ARTUSO, Alysson R; CHAVES NETO, Anselmo (2010) O uso de Quartis para a Aplicação dos Filtros de Graham na Bovespa (1998-2009). Revista Contabilidade & Finanças, 52 (21). São Paulo.
ASSAF NETO, Alexandre (2003). Mercado Financeiro. 5 ed. São Paulo: Atlas. BOVESPA . Histórico de pessoas físicas. Disponivel em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes.aspx?idioma=pt-br/histórico de pessoas físicas. Acesso em 07 de agosto de 2012
ELTON, Edwin j.;GRUBER, Martin J.; BROWN Stephen J.; GOETZMANN, WILLIAM N. (2004) Moderna Teoria de Carteiras e Análise de Investimentos. São Paulo:Atlas.
GRAHAM, Benjamin. (2007) O Investidor Inteligente. 4.ed rev. Rio de Janeiro:Nova Fronteira.
GRAHAM, Benjamin. (1973) The Intelligent Investor. New York: Harper Business, 1973 MARKOWITZ, Harry M. (1991) Portfolio Selection:Efficient diversification of investment. 2.ed. Massachussets: Blackwell Publishers.
NAKAMURA, Wilson T. (2000) Estudo Empírico Sobre a Eficiência da Carteira Teórica do Índice Bovespa. Revista de Administração Mackenzie, 1 (1).
PASSOS, V. C. S. (2006) Estratégias de investimento em Bolsa de Valores: uma pesquisa exploratória da visão fundamentalista de Benjamin Graham. Dissertação. Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo.
PASSOS,Vinicius de C. S. dos e PINHEIRO Juliano L. (2009) Estratégias de Investimento em Bolsa de Valores: Uma Pesquisa Exploratória da Visão Fundamentalista de Benjamin Graham. Revista Gestão & Tecnologia, 1 (9).
SALGUEIRO (2007) SALGUEIRO, G. C. Comparação das filosofias de investimento de Benjamin Graham e Warren Buffett: aplicação no mercado brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso.Universidade de São Paulo, São Paulo.
SCHROEDER, Alice. (2008) A Bola de Neve. Rio de Janeiro: Sextante.
SILVA, Marcos Eugênio da, STERN, Julio M.(1995) Efficient Portfólios at São Paulo Stock Exchange (Bovespa) in 1994, XVII Encontro Brasileiro de Econometria – Anais- p. 995- 1013.
ZANINI, Francisco A.M; FIGUEIREDO, Antonio C.(2005) As Teorias de Carteira de Markowitz e de Sharpe: Uma Aplicação no Mercado Brasileiro de Ações entre Julho/95 e Junho/2000. Revista de Administração Mackenzie 6 (2)
VINCE, Ralph (1999) Cálculo e Análise de Riscos no Mercado Financeiro. São Paulo: Makron Books.
VINCE, Ralph (2004) The New Money Management: a framework for asset allocation. New York; Wiley.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Roque Alberto Zin, Edielson Tarso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.