Inovações tecnológicas nas cooperativas de crédito: uma investigação do atendimento mobile em uma cooperativa de crédito da cidade de Guanhães-MG

Autores

  • Fabricio Rocha Farias Instituto Federal de Minas Gerais
  • Kenia Marise Martins Instituto Federal de Minas Gerais
  • Lucas Vieira Costa Instituto Federal de Minas Gerais
  • Nágila Giovanna Silva Vilela Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8279-2763

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419010152021102

Palavras-chave:

Mobile Banking, Inovação Incremental, Cooperativa de Crédito

Resumo

As cooperativas de crédito buscam se adaptar às novas necessidades do mercado com o objetivo de entregar soluções aos seus cooperados por meio do uso de tecnologias em smartphones, conhecidas como mobile banking. Este estudo tem o objetivo de investigar a contribuição da inovação incremental para o atendimento bancário mobile em uma cooperativa de crédito na cidade de Guanhães-MG. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa e de cunho descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos coletados no website e redes sociais da cooperativa e outros disponibilizados pela diretoria executiva da cooperativa. Após levantamento e análise dos dados coletados, destaca-se que a inovação incremental para o atendimento bancário mobile é um tema de grande importância para que as cooperativas de crédito não percam vantagem competitiva perante os concorrentes. Por meio desse tipo de inovação, as cooperativas podem entregar mais valor e superar as expectativas dos seus associados, contribuindo também na fomentação da economia regional. A inovação incremental implantada na instituição foi de suma importância para a manutenção dos serviços bancários e alcance dos resultados positivos.

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Biografia do Autor

Fabricio Rocha Farias, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduado em Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Kenia Marise Martins, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduada em Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Lucas Vieira Costa, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduado em Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Nágila Giovanna Silva Vilela, Universidade de São Paulo

Graduada em Administração pelo Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Professora e coordenadora do curso de graduação Administração da Universidade Federal De Minas Gerais,

UFMG, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Farias, F. R., Martins, K. M., Costa, L. V., & Vilela, N. G. S. (2021). Inovações tecnológicas nas cooperativas de crédito: uma investigação do atendimento mobile em uma cooperativa de crédito da cidade de Guanhães-MG. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 10(18), 102–124. https://doi.org/10.5965/2316419010152021102

Edição

Seção

Artigos