Comportamento dos universitários de instituição pública e privada em relação ao uso das redes sociais: um comparativo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419009142020055Palavras-chave:
Redes Sociais, Comportamento do Consumidor, Compras On-line, E-CommerceResumo
Atualmente, as redes sociais são um meio de se expressar; poucas pessoas as tinham, contudo isso mudou e, hoje em dia, elas se tornaram uma exigência, sendo utilizadas até mesmo pelas empresas e se tornando um diferencial competitivo. O objetivo do estudo é analisar como as redes sociais influenciam o comportamento e atitude de compra dos universitários de uma instituição pública e outra privada. Foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, sendo classificada, quanto à metodologia utilizada, como um estudo quantitativo, mediante amostragem não probabilística e por cotas em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra particular, com 100 universitários. Os principais achados indicam que 70% dos acadêmicos concordam que as redes sociais facilitam o contato com o produto; da mesma forma, 70% consideram importante que as empresas tenham redes sociais. Por outro lado, 49% concordam que as redes sociais influenciam na hora da compra e para 47% as lojas oferecem facilidades de vendas por meio delas. Muito embora, a segurança oferecida pelas redes sociais tenha apenas 29% de aprovação e 15% somente acreditem que a qualidade do produto é a mesma que a descrita nas redes sociais. Por fim, entre as redes sociais mais utilizadas para compra aparecem o Whatsapp (48%), o Facebook (34%) e o Instagram (14%). Como contribuição, foi possível entender o comportamento dos acadêmicos, que se trata de um público jovem e mais conectado, o que pode ajudar as organizações a criarem estratégias específicas de acordo com a característica desse grupo.
Downloads
Referências
ARCE, Yuri Fernando Simões et al. Modelo de Rede Social Virtual para Inclusão Digital e Social. Renote, [s.l.], v. 16, n. 1, p. 1-9, 21 ago. 2018.
AAKER, KUMAR, DAY, de Pesquisa Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
ARAÚJO, Gislene Freitas e RIOS, Riverson. Estratégias do Marketing Político Digital aplicadas à campanha presidencial de Barack Obama. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. 9. Ed. São Paulo: Cengage Learning; 2013.
BRITO, Bianca Camila Xavier; NASCIMENTO, Ademir Macedo; LOPES, Charlie Silva. O Uso das Redes Sociais Virtuais no Relacionamento com o Cliente: um estudo sobre as empresas de moda em Recife. Gestão. Org, v. 16, n. 3, p. 258-263, 2018.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciante. São Paulo: Penso Editora, 2012.
GIL, Antônio Carlos Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. GIGLIO, E. M. O comportamento do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. GOBÉ, Marc. Publicidade não é o final da comunicação, mas o início da conversa. 2012. Disponível em: http://www.marketingdeconteudo.com.br/comportamento-do-consumidor-digital/publicidadenao-e-o-final-da-comunicacao-mas-o-inicio-da-conversa/. Acesso em: 30 set. 2019.
GOMES, C, F.; REIS, H, M. Marketing Digital: sites x redes sociais no Brasil. Revista interface Tecnológica da Fatec. Taquaritinga. 2016.
HUTTER, K., HAUTZ, J., DENNHARDT, S., e FÜLLER, J. (2013). The impact of user interactions in social media on brand awareness and purchase intention: the case of MINI on Facebook. Journal of Product & Brand Management, acessado dia 30 de setembro de 2019.
JENKINS, Henry. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
FERREIRA, João Batista; FERREIRA, Maicon Figueiredo. A Utilização do Marketing Digital em uma Empresa Prestadora de Serviços. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 2, 2018.
KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary, Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12a Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
MOREIRA, Rodrigo. Redes Sociais e seu Impacto no Comportamento Humano. 2017. Disponível em: https://www.profissionaisti.com.br/2017/06/redes-sociais-e-seu-impacto-no-comportamento-humano/. Acesso em: 27 ago. 2019.
MORENO, Diego Domingues; LOPES, Evandro Luiz. Programas de fidelidade: fronteiras atuais e futuras direções. Desafio Online, v. 6, n. 2, 2018.
OKADA, Sionara; Ioco, SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Estratégias de marketing digital na era da busca. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 1, p 46-72, jan./abr. 2011. Disponível em:. Acesso em: 20 jul. 2019.
PEÇANHA, Vitor. Marketing Digital: O que é isso, afinal? Marketing de Conteúdo. Dezembro, 2014. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2019.
PETER, P. J.; DONNELLY, J. H. JR. Introdução ao marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva 2013.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto alegre: sulina, 2011.
RIBEIRO, Lucyara (org). Marketing social e comportamento do consumidor. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015.
SIEGEL, Sidney; CASTELLAN, Jr, N. John Estatística Não Paramétrica para as Ciências do Comportamento. Artmed-Bookman. São Paulo, 2017.
SILVA RABELO, Maria Helena; MESQUITA, Darlene Faria. Comportamento do consumidor: a influência da marca no processo decisório de compra em uma concessionária de veículos leves em uma cidade do centro-oeste de minas gerais. Revista Acadêmica Conecta FASF, v. 3, n. 1, 2018.
SOARES, R, F.; MONTEIRO, R.; PLINIO, R.; Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, vol. 5, núm. 3, julho-setembro, 2015.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
THE STATISTICS PORTAL. Number of Facebook users in Brazil from 2014 to 2019 (in millions). Disponível em: http://www.statista.com/statistics/244936/number-of-facebook-users-in-brazil/ >. Acesso em: 22 4 2020.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; CHIARA, Ivone Guerreiro di. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, [s.l.], v. 34, n. 2, p. 93-104, ago. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.