Edição Atual

v. 25 (2024): Publicação Contínua
					Visualizar v. 25 (2024): Publicação Contínua

Dossiê 1:  “As intelectualidades negras na compreensão do Brasil” 

Dossiê 2:  “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea”

Dossiê 3:  “Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI”

 

Publicado: 2024-02-28

Dossiê 2024/1 "As intelectualidades negras na compreensão do Brasil"

  • Apresentação do Dossiê "As intelectualidades negras na compreensão do Brasil"

    Fernanda Oliveira , Marília Passos Apoliano Gomes , Bruno Ferreira Freire Andrade Lira
    e0100
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0100
  • A invenção do Brasil negro: intelectuais negros e sua produção cultural no pós-abolição

    Jonatas Roque Ribeiro , Wellington Carlos Gonçalves
    e0101
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0101
  • Maria Nicolas (1906-1938): mulher negra, uma “forasteira de dentro” no ensino público primário do Paraná

    Silvana Mendes Schuindt, Adriana Vaz
    e0102
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0102
  • “Vocês vão me escutar, vão me entender”: o itinerário intelectual e político de Diva Moreira

    Arlene Martinez Ricoldi, Isabela Pereira de Sena
    e0103
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0103
  • From Brazil to The Planet: politics of race in the american black press

    Lívia Maria Tiéde
    e0104
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0104
  • Escrevivência: sentidos na obra evaristiana e modos de viver a pesquisa em educação

    Dandara Rodrigues Dorneles, Carla Beatriz Meinerz, Russel Teresinha Dutra da Rosa
    e0105
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0105
  • Para além do invisível de fora: narrativas do avesso

    Jéssica França de Oliveira
    e0106
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0106
  • Pensamento social brasileiro e (trans) feminismos negros: contribuições de intelectuais travestis e mulheres negras na interpretação do Brasil

    Victor de Jesus
    e0107
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0107

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"

Artigos Demanda Contínua

  • A prática pedagógica do professor no ensino médio: percepções e narrativas de jovens mulheres

    Hamanda Maiara Nascimento Pontes
    e0501
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0501
  • Ecologia humana e antropologia do imaginário: convergências e aproximações

    Zulenilton Sobreira Leal, Juracy Marques dos Santos, Geam Karlo Gomes
    e0502
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0502
  • Lei nº 14.285/21: Lei posterior ao Código Florestal e menos protetiva ao meio ambiente

    Renata Bousfield , Jorge Luiz Rodrigues Filho
    e0503
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0503
  • Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique

    Joana André Machuza Matenga, Cecílio Merlotti Rodas
    e0504
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0504
  • “Pela natureza, as veredas e o alimento”: etnobotânica e etnoecologia de Mauritia flexuosa L. e Mauritiella armata (Mart.) Burret em comunidades de veredas do sertão norte mineiro

    Leomar da Silva de Lima, Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira, Ana Paula Glinfskoi Thé, Islaine Franciely Pinheiro de Azevedo
    e0505
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0505

Entrevista

  • A intelectualidade potente das pessoas negras: trajetória da Professora Dra. Maria Zelma de Araújo Madeira – uma inspiração

    Maria Zelma de Araújo Madeira, Adriana de Oliveira Alcântara, Áurea Eleotério Soares Barroso
    e0601
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0601
  • ConVersons: papo afroliterário com Lia Vieira, a teia de afetos e a escrita que nos une

    Feibriss Ametista Henrique Meneghelli Cassilhas, Jacqueline Augusta Leite de Lima, Jeff Jeffa Moreira Santana, Silvana Martins dos Santos
    e0602
    DOI: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0602
Ver Todas as Edições

Próximas Edições (submissões abertas)

               Submissões: até 10 de novembro de 2024