O ENSINO DA ANTROPOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER ANTROPÓLOGO<em>ANTHROPOLOGY TEACHING FOR NON-ANTHROPOLOGISTS</em>
Resumo
RESUMO Nas últimas duas décadas, mas sobretudo nesta última, houve uma grande demanda por parte dos cursos de graduação pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta disciplina nos programas da maioria dos cursos passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro, a partir dos seus valores, da sua cultura. É neste cenário que a Antropologia está inserida, e tudo indica que, cada vez e sempre mais, serão solicitadas dos seus praticantes, particularmente dos docentes, contribuições para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo dos humanos e o respeito pelas diferenças. Pretendemos discutir nesse trabalho a inclusão dos referencias da antropologia em alguns cursos das principais IES na Região Sul, para oferecer um mapa da inserção da disciplina nestes cursos, sobre quem são os professores e professoras da disciplina. A partir destes dados analisados, buscaremos sugerir alguns desafios aos PPGAS, à Comissão de Ensino e Ofício da ABA e a própria ABA. Palavras-chave: antropologia da educação; ensino da antropologia; professores de antropologia nas IES públicas e privadasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-10
Como Citar
SARTORI, Ari José. O ENSINO DA ANTROPOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER ANTROPÓLOGO<em>ANTHROPOLOGY TEACHING FOR NON-ANTHROPOLOGISTS</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 99–119, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2522. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
Licença