O ENSINO DA ANTROPOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER ANTROPÓLOGO<em>ANTHROPOLOGY TEACHING FOR NON-ANTHROPOLOGISTS</em>

Autores/as

  • Ari José Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumen

RESUMO Nas últimas duas décadas, mas sobretudo nesta última, houve uma grande demanda por parte dos cursos de graduação pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta disciplina nos programas da maioria dos cursos passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro, a partir dos seus valores, da sua cultura. É neste cenário que a Antropologia está inserida, e tudo indica que, cada vez e sempre mais, serão solicitadas dos seus praticantes, particularmente dos docentes, contribuições para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo dos humanos e o respeito pelas diferenças. Pretendemos discutir nesse trabalho a inclusão dos referencias da antropologia em alguns cursos das principais IES na Região Sul, para oferecer um mapa da inserção da disciplina nestes cursos, sobre quem são os professores e professoras da disciplina. A partir destes dados analisados, buscaremos sugerir alguns desafios aos PPGAS, à Comissão de Ensino e Ofício da ABA e a própria ABA. Palavras-chave: antropologia da educação; ensino da antropologia; professores de antropologia nas IES públicas e privadas

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Biografía del autor/a

Ari José Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Publicado

2012-07-10

Cómo citar

SARTORI, Ari José. O ENSINO DA ANTROPOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER ANTROPÓLOGO<em>ANTHROPOLOGY TEACHING FOR NON-ANTHROPOLOGISTS</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 99–119, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2522. Acesso em: 22 nov. 2024.