Reflexões quanto ao esporte como artefato estético no contexto midiático-esportivo
DOI :
https://doi.org/10.5965/19847246262025e0201Mots-clés :
esporte, mercadorização, midiatização, espetacularização, artefato culturalRésumé
O texto, em formato ensaístico, apresenta e discute as relações das mídias com os esportes, mediadas pelos aparatos tecnológicos. Ao compreender fenômenos que atribuem aos medias o controle sobre os significados – como é o caso do poder simbólico que lhes é conferido –, propomos uma reflexão quanto ao esporte tomado como um artefato estético no universo midiático-esportivo. Visualizamos permanências (modelo de transmissão esportiva e ênfase na lógica do infotenimento em detrimento ao modelo informacional, por exemplo) e aprofundamentos nas dinâmicas envolvendo mídia e esporte (como, por exemplo, a participação das bets no contexto esportivo; a presença dos(as) influenciadores(as) virtuais; outras formas de transmissão para além dos tradicionais formatos televisivos (seja em televisão aberta, seja em televisão fechada, mas também, agora, em espaços virtuais, como YouTube e redes sociais). De forma imbricada, midiatização, espetacularização e mercadorização são pensadas sob a forma do esporte como um produto/artefato cultural que vai sendo apropriado para as transformações midiáticas. Desse modo, o objetivo do texto é analisar como o esporte tem sido utilizado como um artefato estético no contexto midiático-esportivo, refletindo sobre as transformações culturais e sociais decorrentes de sua espetacularização pela mídia. Por fim, lançamos um conjunto de questões que podem se configurar em uma agenda de pesquisas, considerando-se as novas configurações do espetáculo esportivo.
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