Reflexões quanto ao esporte como artefato estético no contexto midiático-esportivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0201

Palavras-chave:

esporte, mercadorização, midiatização, espetacularização, artefato cultural

Resumo

O texto, em formato ensaístico, apresenta e discute as relações das mídias com os esportes, mediadas pelos aparatos tecnológicos. Ao compreender fenômenos que atribuem aos medias o controle sobre os significados – como é o caso do poder simbólico que lhes é conferido –, propomos uma reflexão quanto ao esporte tomado como um artefato estético no universo midiático-esportivo. Visualizamos permanências (modelo de transmissão esportiva e ênfase na lógica do infotenimento em detrimento ao modelo informacional, por exemplo) e aprofundamentos nas dinâmicas envolvendo mídia e esporte (como, por exemplo, a participação das bets no contexto esportivo; a presença dos(as) influenciadores(as) virtuais; outras formas de transmissão para além dos tradicionais formatos televisivos (seja em televisão aberta, seja em televisão fechada, mas também, agora, em espaços virtuais, como YouTube e redes sociais). De forma imbricada, midiatização, espetacularização e mercadorização são pensadas sob a forma do esporte como um produto/artefato cultural que vai sendo apropriado para as transformações midiáticas.  Desse modo, o objetivo do texto é analisar como o esporte tem sido utilizado como um artefato estético no contexto midiático-esportivo, refletindo sobre as transformações culturais e sociais decorrentes de sua espetacularização pela mídia. Por fim, lançamos um conjunto de questões que podem se configurar em uma agenda de pesquisas, considerando-se as novas configurações do espetáculo esportivo.

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Biografia do Autor

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da  Universidade Federal de Alagoas.

                                                                                                   

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor  do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social  da Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS.

                                                                                                   

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

                                                                                                   

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Publicado

29-07-2025

Como Citar

SANTOS, Silvan Menezes dos; SANFELICE, Gustavo Roese; MEZZAROBA, Cristiano. Reflexões quanto ao esporte como artefato estético no contexto midiático-esportivo. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0201, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/26598. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/2 "Esporte e tecnologia: pensando corpos, práticas e artefatos"