A “Carta aos cossacos” – algumas lições sobre pedagogia e prática política

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0214

Mots-clés :

Antonio Gramsci, pedagogia, filosofia

Résumé

Este artigo tem como objetivo abordar lições de pedagogia e prática política na obra do pensador marxista Antonio Gramsci, sobretudo no que diz respeito às reflexões contidas nos Cadernos do Cárcere. O fio condutor do texto é um episódio narrado por John Reed, em seu clássico 10 dias que abalaram o mundo, sobre a capacidade de diálogo dos bolcheviques com outros grupos políticos, mesmo aqueles tidos como potencialmente antagônicos, como os cossacos. A partir daí o texto aborda a relação entre intelectuais e povo, em especial na Itália, e como Gramsci parte da noção de cisão para desenvolver importantes aportes para sua teoria política.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucas Moura Vieira, Escola Nacional de Administração Pública

Doutor em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Técnico em Assuntos Educacionais da  Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Références

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: introdução ao estudo da filosofia: a filosofia de Benedetto Croce. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: os intelectuais: o princípio educativo: jornalismo. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 2.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Maquiavel: notas sobre o estado e a política. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. v. 3.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: temas de cultura: ação católica: americanismo e fordismo. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. v. 4.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: o Risorgimento. Notas sobre a hsitória da Itália. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 4. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. v. 5.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Literatura. Folclore. Gramática. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 3. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. v. 6.

DEVEZA, Felipe. Santos. O movimento comunista e as particularidades da américa latina: um estudo comparado do México, do Brasil e do Peru (1919-1930). 420 p. Tese (Doutorado em História) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2014.

FREUD, Sigmund. O poeta e o fantasiar. In: ARTE, LITERATURA E OS ARTISTAS. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015. p. 37-49.

REED, John. 10 dias que abalaram o mundo. Porto Alegre: L&PM, 2010.

Publiée

2024-08-16

Comment citer

VIEIRA, Lucas Moura. A “Carta aos cossacos” – algumas lições sobre pedagogia e prática política. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0214, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0214. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24672. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"