Maria Nicolas (1906-1938): mulher negra, uma “forasteira de dentro” no ensino público primário do Paraná

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DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0102

Mots-clés :

história da educação, escola normal, ensino público, população negra

Résumé

Este artigo delineia aspectos da trajetória da normalista Maria Nicolas, que residiu em Curitiba/PR e ministrou aulas no ensino primário nas primeiras décadas do século XX, no Paraná. Orecorte temporal abrange o período entre 1906 e 1938. Reconstrói-se parte do seu percurso pelo prisma da interseccionalidade, o qual foi marcado por episódios de discriminação racial, de gênero e de classe. Igualmente problematiza-se a categoria “outsider within” de Collins (2016) e adotam-se como base teórica os conceitos de trajetória, habitus e capital de Bourdieu (1996, 2017). Nicolas formou-se na Escola Normal de Curitiba entre 1913 e 1916 e itinerou por várias escolas em Curitiba e no interior do Paraná, justamente porque a sociedade republicana respondia ao ideário de civilidade perpassado pela tese eugênica e de progresso nos moldes patriarcais. A população negra, em especial as mulheres, ainda eram vistas ligadas ao trabalho doméstico e servil; havia também uma resistência por parte das mulheres brancas, de elite, em superar as diferenças raciais. Então, por diferentes formas de opressão, a normalista deste estudo viveu à margem, como alude bell hooks (2019), mesmo sendo pertencente e tendo conhecimento de todo sistema.

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Bibliographies de l'auteur

Silvana Mendes Schuindt, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publiée

2024-04-02

Comment citer

SCHUINDT, Silvana Mendes; VAZ, Adriana. Maria Nicolas (1906-1938): mulher negra, uma “forasteira de dentro” no ensino público primário do Paraná. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24315. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/1 "As intelectualidades negras na compreensão do Brasil"