Pensamento indígena e conhecimento histórico: reflexões acerca das funções do ensino de história

Auteurs

  • Kerollainy Rosa Schütz Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724622482021154

Mots-clés :

Lei 11.645/2008, Autores indígenas, Ensino de história

Résumé

O objetivo deste artigo é pensar possíveis diálogos entre a produção teórica de autores indígenas e o ensino de história, intenção que é fundamentada, entre outras coisas, a partir das demandas impulsionadas pela Lei 11.645/2008. Tal medida tornou obrigatório em 2008 o estudo dos povos indígenas nas instituições de ensino brasileiras. A estrutura do texto se divide em duas partes, a primeira contextualiza e analisa aspectos relativos à lei e também às suas Diretrizes Operacionais, publicadas em 2016. A segunda parte se dedica a aprofundar os aspectos teóricos do ensino de história indígena com base nas discussões apresentadas pela educação histórica, focando na perspectiva das narrativas indígenas e suas contribuições para a historiografia e o ensino. Assim, o texto se centra nas duas dimensões do ensino de história indígena, que são tanto a sua função social quanto cognitiva, e para isso se utiliza de autores como Ailton Krenak, Gersem Baniwa e Peter Lee.

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Biographie de l'auteur

Kerollainy Rosa Schütz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publiée

2021-05-21

Comment citer

SCHÜTZ, Kerollainy Rosa. Pensamento indígena e conhecimento histórico: reflexões acerca das funções do ensino de história. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 154–173, 2021. DOI: 10.5965/1984724622482021154. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/18990. Acesso em: 21 nov. 2024.