Escrevivência: sentidos na obra evaristiana e modos de viver a pesquisa em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0105

Palabras clave:

práticas de pesquisa, pessoas pesquisadoras negras, intelectualidades negras, palavra germinante, Conceição Evaristo

Resumen

Este artigo discute os resultados da análise de dimensões da experiência textual da Escrevivência no conjunto da obra de Conceição Evaristo, cotejando a sua presença em produções de pessoas pesquisadoras negras da primeira turma que ingressou pela política de ações afirmativas em um programa de pós-graduação em Educação de universidade da região sul do Brasil. A experiência textual evaristiana é profundamente marcada pelas vivências e corporalidades de mulheres negras. Funde a escrita com a vida, relacionando temas como religiosidade afro-brasileira e ancestralidade. A Escrevivência incorporada à pesquisa em Educação é um modo diverso de indagar a realidade e de viver a intelectualidade, a partir de um pertencimento negro capaz de reivindicar o direito à diferença na escrita e nas práticas acadêmicas. Escrevivência entendida como palavra germinante, mais do que como conceito, configura o que se nomeia tradicionalmente como método ou metodologia nos estudos analisados. A partir da análise de produções acadêmicas, argumenta-se que a Escrevivência é uma palavra viva, que possui trajetória e que germina práticas de pesquisa e de formas de escrita em que a autoria é resultado da experiência negra compartilhada e de conhecimentos herdados de comunidades tradicionais.

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Biografía del autor/a

Dandara Rodrigues Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

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Publicado

2024-05-20

Cómo citar

DORNELES, Dandara Rodrigues; MEINERZ, Carla Beatriz; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Escrevivência: sentidos na obra evaristiana e modos de viver a pesquisa em educação. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24358. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/1 "As intelectualidades negras na compreensão do Brasil"