Dentro, fora, antes ou depois? – A política espaço-temporal de Notícias da América, de Paulo Nazareth

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724622502021292

Palavras-chave:

arte latino-americana, performance, Paulo Nazareth, temporalidades híbridas, pós-utopico

Resumo

Este artigo investiga a performance Notícias da América, do artista Paulo Nazareth. Nela são identificadas discussões (e ações) que manejam uma pluralidade de passados (ancestrais, coloniais) e, ao mesmo tempo, abrem perspectivas relacionais, característica típica da arte contemporânea desde os anos 1960. Na performance, à medida que Nazareth se desloca por cidades latino-americanas, as imagens e os discursos produzidos forjam um espaço comum entre ele próprio, seus interlocutores e a paisagem. Simultaneamente, emerge uma temporalidade múltipla em que subjetividades periféricas se tornam visíveis. É também a partir dessa relação espaço-temporal que outras de suas produções artísticas (como a série Aqui é arte), podem ser desdobradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalie Souza de Araujo Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio. Pós-doutoranda no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Referências

AUSTIN, J. L. How to do things with words. London: Oxford University Press, 1962.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2010 (1ª edição 1994).

__________. Passagens. Org. Willi Bolle. Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOLAÑO, Roberto. 2666. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

BURKE, Peter. Testemunho ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Trad. Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: Edusc, 2017.

CALEL, Edgar. "Avulsos de viagem". In: Arte contemporânea LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

CARLSON, Marvin. Performance, uma introdução crítica. Trad. Thaïs Diniz, Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAMPOS, Haroldo de. “Poesia e modernidade: da morte da arte à constelação, o poema pós-utópico”. In: O arco-íris branco. São Paulo: Imago, 1997.

DELEUZE, Gilles. Diálogos (com Claire Parnet). Trad. José Gabriel Cunha. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

___________. Sobrevivência dos vagalumes. Trad. Vera casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FABIÃO, Eleonora. “Performance e teatro – poéticas e políticas da cena contemporânea.” Revista Sala Preta, PPGAC, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, vol. 8, 2008, pp. 235-246.

FOGWILL, Rodolfo. Runa. Buenos Aires: Interzona, 2003.

FOSTER, Hal. O retorno do real. Trad. Celia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FURLANETO, Audrey. “Paulo Nazareth, um artista exótico”, O Globo, Rio de Janeiro, 26 out 2013. Disponível em <http://oglobo.globo.com/cultura/paulo-nazareth-um-artista-exotico-10544447>. Acessado em 10 fev. 2017.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2016.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. São Paulo, Autêntica, 2013.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução Vera Ribeiro – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.

KIFFER, Ana. “A escrita fora de si”. In: Expansões contemporâneas: Literatura e outras formas. Orgs. Ana Kiffer e Florencia Garramuño. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado, Arte & ensaios, vol. 17, 2008. pp. 128-137. Disponível em http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_Rosalind_Krauss.pdf. Acessado em 12 set. 2016.

________. A Voyage to the North Sea – Art in the age of the post-medium condition, 1999. New York: Thames & Hudson, 1999.

LUDMER, Josefina. Aqui América Latina – Uma especulação. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

________. “Literaturas pós-autônomas”, trad. Flávia Cera, Sopro, n.20, jan. 2010.

MELENDI, María Angelica. “Aqui é arte: Paulo Nazareth”. In: Arte Contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

________. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

MELO, Janaina. “Caminhos e conversas de viagem”. In: Arte Contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

MIGNOLO, Walter. “A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade”. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

NAZARETH, Paulo. Arte contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

NUNES, Hélio Alvarenga. “Sem essa de ‘outro’, Paulo Nazareth é nós”. In: Arte Contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

RUFFEL, Lionel. Brouhaha, Les mondes du contemporain. Paris : Verdier, 2016.

QUIJANO, Anibal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SUSSEKIND, Flora. “Objetos verbais não-identificados”, O Globo, Rio de Janeiro, 21 set. 2013, Prosa & Verso, pp. 4-5.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFGMG, 2013.

WARBURG, Aby. “Memórias da viagem à região dos índios Pueblos na América do Norte”. In: Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. Org. Leopoldo Waizbort. Trad. Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

ZYLBERKAN, Mariana. “Paulo Nazareth, o andarilho das artes”, Veja.com, São Paulo, 26 mai. 2012. Disponível em <http://veja.abril.com.br/entretenimento/paulo-nazareth-o-andarilho-das-artes/>. Acessado em 23 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

SOUZA DE ARAUJO LIMA, Natalie. Dentro, fora, antes ou depois? – A política espaço-temporal de Notícias da América, de Paulo Nazareth. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 292–318, 2021. DOI: 10.5965/1984724622502021292. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/19760. Acesso em: 28 mar. 2024.