Inventar el cine: sobre técnicas e estéticas de documentários latino-americanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724622502021270

Palabras clave:

documentário latino-americano, cine nuevo latinoamericano, filme ensaio, Eduardo Coutinho, Patricio Guzmán

Resumen

Este artigo expõe e discute as diferentes formas pelas quais o cinema documentário latino-americano buscou traduzir os dilemas sociais do continente. A partir da análise de filmes realizados no continente nos últos 60 anos, abordamos algumas das principais escolas e modos de fazer documentário, como os modelos inglês e sociológico, o terceiro cinema, o documentário em primeira pessoa e o filme-ensaio. Buscamos apontar as origens das distintas abordagens (tanto cinematográficas quanto social) nos distintos contextos sociais, circunstâncias históricas e em novas possibilidades de deslocamento e registro propiciadas pelo advento de novas tecnologias.

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Biografía del autor/a

Daniel Velasco Leão

Doutor em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC com período sanduíche na New York University. Diretor Formativo Cinemateca Catarinense ABD/SC.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

LEÃO, Daniel Velasco. Inventar el cine: sobre técnicas e estéticas de documentários latino-americanos. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 270–291, 2021. DOI: 10.5965/1984724622502021270. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/19715. Acesso em: 22 dic. 2024.