“Professor, sou muito etnocênctrica!"ou : Relato sobre a dupla dimensão da descoberta da antropologia em sala-de-aula<br>“Teacher, I am Very Ethnocentric”: A Report on the Dual Dimension of the Discovery of Anthropology in the Classroom

Autores/as

  • Rafael José dos Santos
  • Eduardo Manchon Arantes

Resumen

O artigo discute o ensino de Antropologia para cursos de outros campos acadêmicos a partir da experiência concreta em uma graduação em Turismo. A Antropologia em outras áreas é freqüentemente inserida nos diversos projetos pedagógicos como disciplina de “formação humanista”, diferenciando-se das disciplinas consideradas “específicas”. Isso obscurece o fato dela estender hoje suas reflexões às mais diversas áreas: da Comunicação Social às Ciências Médicas, da Educação ao Turismo. Na experiência relatada neste trabalho foram exploradas as possibilidades do diálogo interdisciplinar, o que permitiu aos estudantes uma dupla descoberta: de uma perspectiva geral, a relativização acerca de seus valores culturais, vividos em suas experiências imediatas como absolutos; de uma perspectiva específica, a possibilidade de pensar seu futuro campo de atuação a partir de um olhar menos pragmático.

Palavras-chave: Ensino de Antropologia. Turismo. Disciplinas Gerais e Específicas.

Abstract: This article discusses the teaching of Anthropology to courses in other academic fields based upon a concrete experience in an undergraduate Tourism program. Anthropology is frequently inserted in various pedagogic projects as a humanities subject, distinct from those subjects considered to be specific. This obscures the fact that Anthropology extends its reflections to a wide variety of fields: from Social Communication to Medical Sciences, Education and Tourism. The experience reported here explored the possibility for an interdisciplinary dialog that allows students a dual discovery. From a general perspective, this involves a relative understanding of their cultural values, which are experienced in their immediate experience as absolutes. From a specific perspective, it involves the possibility of considering their future field of activity from a less pragmatic perspective.

Key Words: Anthropology Teaching. Tourism. General and Specifics Disciplines.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-11-09

Cómo citar

DOS SANTOS, Rafael José; MANCHON ARANTES, Eduardo. “Professor, sou muito etnocênctrica!"ou : Relato sobre a dupla dimensão da descoberta da antropologia em sala-de-aula<br>“Teacher, I am Very Ethnocentric”: A Report on the Dual Dimension of the Discovery of Anthropology in the Classroom. PerCursos, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1448. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos Demanda Continuada