Chamada para Dossiê Espaços Expositivos de Arte contemporânea: implicações conceituais, artísticas e educacionais

2025-01-08
Espaços Expositivos de Arte contemporânea: implicações conceituais, artísticas e educacionais   Organização: Profa. Dra. Alejandra Panozzo Zenere (UNR – Argentina) Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC – Brasil) Profa. Dra. Sandra Susana Pires da Silva Palhares (UMINHO – Portugal)   Data limite para submissão: 30/03/2025     O presente dossiê tem como objetivo problematizar os espaços expositivos de arte contemporânea, tanto no Brasil como na Argentina e Portugal principalmente. Neste âmbito busca-se pensar do ponto de vista conceitual como esses espaços têm abordado as diferentes temáticas advindas do campo da diversidade e dos direitos humanos, as guerras, as problemáticas ambientais, as migrações forçadas. Como os artistas têm se posicionado diante dessas problemáticas? Como as mulheres, os negros, os indígenas são apropriados pela cultura museal capitalista? Há de fato uma inclusão? Ou estamos diante de mais um modismo passageiro apropriado pelo mercado cultural? Essas e outras perguntas serão alvo de reflexão deste dossiê a partir das políticas culturais das próprias instituições, das escolas e dos docentes, como estes se situam diante do tema e no âmbito das artes, das políticas culturais. Como pensamos criticamente estes fenômenos recentes e como nos posicionamos diante deles? Eis o desafio. Zenere (2018) analisa os modos de comunicar dos museus de arte contemporânea, entre outros aspectos a autora identifica as correntes teóricas que tem perpassado os estudos sobre museologia, destacamos a perspectiva crítica da autora. Segundo ela:  Estas miradas teórico-críticas se caracterizan, principalmente por la exacerbacion de la subjetividad e la incitación al pensamento crítico frente a toda a doctrina dominante. De ese modo, plantean la existencia de preceptos generales que rigen a los museos, y a los museos de arte em particular (2018, p. 21).   O debate bastante atual trazido pela autora no propõe a pensar a origem das coleções e a atualidade dos debates que consideram as questões de classe, raça e gênero, tão atuais nas novas proposições museísticas e que tomam acento fortíssimo nos editais públicos e privados que induzem a produção artística na atualidade.  Lucero (2019) nos aborda de outra forma os acervos de arte latino-americana buscando cruzamentos entre a arte produzida no Brasil e em Cuba por volta dos anos 60/70 do século XX. Neste estudo a autora enfatiza as práticas feministas que rompem com o poderio colonial. Nos faz pensar a partir das artes visuais e do cinema, novos modos de conhecer alguns dos clássicos das décadas de 60/70. Nos perguntamos que reverberações essas mudanças trazem para a escola? Estudos como os de Hillesheim (2018) evidenciam que há conexões diretas entre as necessidades do mercado e a sala de aula e os produtos consumidos na escola como livros didáticos, materiais de apostilas e outros são os responsáveis por solidificar aquilo que o mercado elege como arte.  Todos esses aspectos que influenciam a formação de professores de arte são alvo de análise do projeto em rede Observatório da Formação no Âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina, neste momento com o aporte do projeto fomentado pelo Cnpq que intitula-se: Espaços expositivos de arte contemporânea, diálogos com ambientes virtuais de Formação (Etapa Internacional), que se dedica a investigar a tríade museu, escola, mercado de arte, a fim de problematizar a formação de professores e o ensino de arte nas escolas.  Convidamos finalmente a todos os interessados a participarem do dossiê a partir de uma perspectiva crítica.   Referências:   HILLESHEIM, G. B. D. Mercado de arte e sua interface com o trabalho docente: estratégias do capitalismo cultural. 259 p. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Florianópolis, 2018.   LUCERO, Maria Elena. Memórias de Brasil e Cuba: gestos decoloniais, prácticas feministas. Rosario, Argentina: Editora HYA, 2019.   ZENERE, Alejandra Panozzo. Se contempla, se experimenta: modos de comunicar del museo de arte contemporânea. Rosário, Argentina: Editora UNR, 2018.

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