O viajante e o pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016123Palavras-chave:
viagem , viajante ]cidade, pesquisa, teseResumo
Este artigo trata da trajetória da pes- quisa acadêmica sendo abordada como uma metáfora da viagem e do viajante. Enquanto realiza-se uma análise da tese da professora Sandra Makowiecky e da sua própria pesquisa, pensa-se também nos relatos de Marguerite Duras e outros pesquisadores cujos textos encontram- se no livro “A bússola do escrever”. Os mesmos artistas selecionados para a tese de Makowiecky são tratados aqui como referências às próprias experiências de construção de uma tese/dissertação.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis- o retorno. In: BIANCHETTI, L. MACHADO, A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Ed. da UFSC, 2006.
DURAS, Marguerite. Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Editora Rocco, 1994.
FILGUEIRAS, Amauri V. O Tempo de Salomão. O Eclesiastes e a Sociedade Contem- porânea. Uma visão a respeito dos tempos no Cronos, Kairós e Aion. Revista Pandora Brasil, n. 69, dez- 2015. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pan- dora/kronos_kairos_69/amauri.pdf Acesso em 26 jun 2016.
FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso! IN: In: BIANCHETTI, L. MACHADO,
A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Ed. da UFSC, 2006.
MAKOWIECKY, Sandra. A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artis- tas plásticos. Florianópolis: DIOESC, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Paulo Henrique Torres Valgas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade