O Papel Social dos Museus e a Mediação Cultural: Conceitos de Vygotsky na Arte-Educação Não-Formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604072012081

Palavras-chave:

Ensino de arte, Mediação cultural, Museu

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre as práticas educativas realizadas em Museus e espaços promotores da Arte. O texto trabalhará a estrutura museal no geral, trazendo alguns aspectos históricos desta instituição. Coloca-se a possibilidade de papel social que o museu pode desempenhar, refletindo a razão das pessoas frequentarem estes espaços e percebendo a estrutura de trabalho que predispõe os museus. A partir de uma compreensão do caráter social e educativo destas instituições é que se traz a contribuição de Lev S. Vygotsky para a prática da educação em museus de arte. Compreendida como mediação cultural, a educação em exposições propõe que haja uma relação dialogal entre o mediador, a obra e o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMANDRADE. O museu e sua função cultural. Disponível em:< http://www.forumpermanente.org/.painel/artigos/almandrade/> . Acesso em: 11 mar. 2009.

ALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural – Considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2008.

ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de arte. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

___________________. Educação em Museus: termos que revelam preconceito. In: AQUINO, André (org.). Diálogos entre arte e público – Caderno de textos. Recife/PE: Fundação de Cultura da Cidade de Recife, 2008.

___________________. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.

BEMVENUTI, Alice. Museus e educação em museus: história, metodologias e projetos. Com análises de caso: museus de arte contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de (org.). Arte em pesquisa: especificidades. Brasília/DF: Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2004, v.2.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte – Os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre/RS: Zouk, 2007.

CASTELLEN, Christiane Maria. Museu de Arte de Santa Catarina e suas ações educativas como possibilidades de inclusão social através de parcerias. 2004. Dissertação (Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

CLARK, Lygia. Livro-obra. Rio de Janeiro, 1983.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da Arte Contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.

EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade arte e educação num mundo pós-moderno. In: BARBOSA, Ana Mae; GUINSBURG, J. (orgs.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para a compreensão da arte – Museu Victor Meirelles. Florianópolis: Insular, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

ICOM – International Council of Museums. Museum definition – 1974. In: Development of the museum definition according to ICOM Statutes (1946 – 2001). Disponível em:< http://icom.museum/hist_def_eng.html>. Acesso em: 12 mar. 2009.

LEWIS, Geofrey. O papel dos museus e o código de ética profissional. In: BOYLAN, Patrick J. Como gerir um museu: Manual prático. Paris: ICOM, 2004.

MARTINS, Mirian Celeste. Mediação: provocações estéticas. Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes. Pós-graduação. São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.

NASCIMENTO, Júnior José do; CHAGAS, Mário de Souza. Diversidade museal e movimentos sociais. In: NASCIMENTO Júnior, José do (org.). IBERMUSEUS 2: Reflexões e comunicações. Brasília/DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2008a.

NASCIMENTO, Júnior José do; CHAGAS, Mário de Souza. Panorama dos museus no Brasil. In: NASCIMENTO Júnior, José do (org.). IBERMUSEUS 1: Panoramas museológicos da Ibero-américa. Brasília/DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2008b.

O ́DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

OTT, Robert William. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1999.

PASSERINO, Liliana Maria; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Uma visão sócio-histórica da interação dentro de ambientes computacionais. Disponível em:< http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200372911757Uma%20vis%C3%A3o%20s%C3%B3cio-hist%C3%B3rica.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2009.

PEREIRA, Júnia Pereira. Escola e museu – Diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura – Superintendência de Museus / Cefor, 2007.

ROSA, Nereide Schilaro Santa; SCALÉA, Neusa Schilaro. Arte-educação para professores – Teorias e práticas na visitação escolar. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2006.

THISTLEWOOD, David. Estudos críticos: O museu de arte contemporânea e a relevância social. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1999.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente – O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

_________________ Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

PINTO, Julia Rocha. O Papel Social dos Museus e a Mediação Cultural: Conceitos de Vygotsky na Arte-Educação Não-Formal. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 7, 2013. DOI: 10.5965/2175234604072012081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3341. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática