Mediação e Ensino da Arte: Um Exercício de Partilha do Sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604072012006

Palavras-chave:

Educação estética, Formação dos sentidos humanos, Leitura de imagens, Mediação, Produção e consumo da arte

Resumo

Nesse trabalho, pretende-se pensar a educação estética no ensino formal e espaços não escolares partindo do pressuposto de que a produção artística satisfaz a necessidade de expressão de seu criador; porém, enquanto criação para os outros, deve ser compartilhada. Inscreve-se aí o papel do educador em arte: mediador do processo de partilha do sensível ou de apropriação da realidade humano-social também sob a forma de arte. O exercício de mediação – obra, autor, leitores – pode contribuir sobremaneira para tornar visível o significado humano objetivado nas obras de arte.  Assim, concebe-se a mediação como um lugar de análise da produção artístico-visual conectando-a as suas condições de produção e apreciação; de produção de novos significados; de distribuição dos bens culturais e, por último, instância de construção de autonomia do aluno na leitura de imagens, processo permanente de significação, de apropriação e de partilha da arte, uma das principais contribuições da educação estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta, Federal University of Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. 

Mauren Teuber, Federal University of Paraná

Mestre em Educação na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná.

Referências

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

CANCLINI, N. G. A socialização da arte – teoria e prática na América Latina. 2 ed. São Paulo: Cultrix, 1984.

CHARTIER, Roger. A beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Universidade, 2002.

CURY, C.J. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985, p.27-28

DAMASCENO, J. Discurso apologético contra os que rejeitam as imagens sagradas. In: LICHTENSTEIN, J. (Org.). A pintura: Textos essenciais. Vol. 2: A teologia da imagem e o estatuto da pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.

FRASCINA, Francis et al. Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

GARB, Tamar et al. Modernidade e modernismo. A pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KLEIN, L. R. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? São Paulo: Cortez; Campo Grande: Ed. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1996.

MARIN, Louis. Sublime Poussin. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Edusp, 2000.

MARX, K. (1857) Introdução para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Os Pensadores.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

PORCHER, Louis (Org.). Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 1995.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas/SP: Autores Associados, 36ª ed., 2003.

THOMPSON, John. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. Grupos de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da Pós-graduação do Instituto de Psicologia da PUCRS: Carmem Grisci, Jefferson Bernardes, Marcos de O. Müller, Rosana Nora, P. Valério Maia, sob responsabilidade do Prof. Pedrinho A. Guareschi. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. As ideias estéticas de Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martim Fonte, 1987.

WOLLF, Francis. O poder da imagem. In: NOVAES, Adauto (org.) Muito além do espetáculo. São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte; TEUBER, Mauren. Mediação e Ensino da Arte: Um Exercício de Partilha do Sensível. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 7, 2013. DOI: 10.5965/2175234604072012006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3335. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática