Exposições têxteis latino-americanas: abrindo o museu para novas formas de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0003Palavras-chave:
Museus de arte, Exposições têxteis latino-americanas, Objetos têxteis, Artistas visuais, ComunidadesResumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar um conjunto de exposições têxteis realizadas entre 2021 e 2024, em museus de arte latino-americanos, com a intenção de contribuir com leituras sobre seu papel social. Para isso, a análise propõe um cruzamento de abordagens circunscritas ao campo expositivo nos museus de arte, a partir de perspectivas provenientes da museologia, do pensamento decolonial, dos estudos de gênero, da memória e da identidade. No plano metodológico, o estudo adota um recorte exploratório-descritivo-analítico. Por um lado, o trabalho desenvolve leituras a partir das singularidades dos objetos exibidos —no âmbito do feminino e da revalorização dos saberes artesanais—; por outro, analisa os sujeitos que enunciam os discursos manifestados nas narrativas desse tipo de exposição —equipe do museu, curadores, artistas e artesãs/comunidades—. Em conjunto, o artigo amplia as perspectivas no campo de estudos, no que diz respeito às histórias da arte e suas modulações de gênero, práticas e contextos geográficos e sociais, por meio de uma incursão nos domínios das criações e exposições têxteis, representativas tanto de artistas quanto de comunidades que, em suas cotidianidades e atos sutis de resistência simbólica, cultivam esse tipo de prática.
Downloads
Referências
AUTHER, Elissa. Fiber art and the hierarchy of art and craft, 1960–80. The Journal of Modern Craft, Londres, v.1 n.1, p. 13-33, 2008.
BAL, Miekel. The discourse of the museum. B. Ferguson; R. Greenberg (Comps.) Thinking About Exhibitions. Inglaterra: Routledge, 1996.
BARTRA, Eli. Apuntes sobre feminismo y arte popular. Sentipensares Fem, 2015. https://sentipensaresfem.wordpress.com/2016/09/14/eba2015/
BERMEJO, Tania; CORTÉS ALIAGA, Gloria. Museos híbridos, feministas, descolonizados. Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigaciones de Arte, Buenos Aires, n. 14, p. 56-62, 2019.
BONNIN, Mirta. De templos del saber a lugares de encuentro. Cba1ro. Disponível: https://cordobaprimero.com.ar/index.php/2018/08/03/templos-del-saber-lugares-encuentro Aceso em: 05 marzo 2025.
BRULON SOARES, Bruno. Museos, Acción Comunitaria y Descolonización. Paris, ICOM/ICOFOM, 2020.
CANDAU, Joel. Memoria e Identidad. Buenos Aires: Ediciones del Sol, 2001.
CALIFANO, Florenia. Cardinales, camino a la ternura. Poéticas visuales se muestra en la Casa del Bicentenario, Argentina.com.ar, 2022. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/noticias/cardinales-camino-la-ternura-poeticas-visuales-se-muestra-en-la-casa-del-bicentenario.
CAVALCANTI SIMIONI, Ana Paula. Transgressoes do Bordado na Arte. AAVV. Transbordar - Transgressoes do Bordado na Arte. San Pablo, 2020. p. 7-29.
CORVALÁN, Kekena. Curaduría afectiva. La Plata: Cariño, 2021.
CORDERO, Reiman. Intervencoes suaves: complicidades entre arte textil e mídia textil. AAVV. Transbordar - Transgressoes do Bordado na Arte. San Pablo, 2020. p. 45-55.
CORTES ALIAGA, Gloria. Museos emancipadores. La acción colectiva feminista en el Museo Nacional de Bellas Artes (Chile). Revista Eletrônica da ANPHLAC, Macapá, 23(35), 113-131, 2023.
DA SILVA CATELA, Ludmila. Museos, modelos para armar y (des)armar memorias. Revista Cultura en Red, v.10 n.1, pp. 144-162, 2021.
DA SILVA CATELA, Ludmila. Museos, alteridades en diálogo. Recuperado de: https://unciencia.unc.edu.ar/opinion/museos-alteridades-en-dialogo/, Acceso disponible: 05 marzo 2025, 2016.
DUNCAN, Carol. Rituales de civilización. España: Editorial Nausícaaaä, 2007.
FAJARDO-HILL, Cecilia. The invisibility of Latin American Women Artists: Problematizing Art-Historical and Curatorial Practices. En C. Fajardo-Hill y A Giunta (Eds.) Radical Women: Latin American Art, 1960-1985. Los Angeles: Hammer Museum and DelMonico Books, 2017.
FERGUSON, Bruce. The museum and the ‘ahistorical’ exhibition. In B. Ferguson; R. Greenberg (Comps.); Thinking About Exhibitions. Inglaterra: Routledge, 1996.
KARP, Ivan; MULLEN KREAMER, Christine; LEVINE, Steven. Museums and communities: The politics of public culture. Smithsonian Institution, 1992.
LÓPEZ, Miguel. Robar la historia. Contrarelatos y prácticas artísticas de oposición. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2017.
LOVAY, Silvana. Educación en museos y decolonialidad. EDUCAMUSEO v. 3, pp. 1-5, 2024.
MACHUCA, Jesús Antonio. Los museos como lugares de memoria. Gaceta de Museos, n. 53, p. 2-7, 2012.
PARKER, Rozsika. The Subversive Stitch. Embroidery and the Making of the Feminine. Londres: The Women’s Press Ltd., 1984.
RAMÍREZ, Mari Carmen. Brokering identities: art curators and the politics of cultural representation. Reesa Greenberg, Bruce Ferguson, Sandy Nairne (Coop.),Thinking about exhibitions, Nueva York, Routledge, 1996. p. 21-38.
PAULINO, Rosana Costurando sentidos: o uso de bordados e costuras na discussao de genero e etnia em uma poética contemporânea. Transbordar - Transgressoes do Bordado na Arte, San Pablo, 2020. p. 31-43.
SIMÓN, Nina. The Participatory Museum. California: Museum 2.0., 2010.
VEGA, CECILIA. Textiles semillas: unión de organizaciones de tejedoras, artistas y activistas del norte argentino. lanotatucuman, 2023 https://lanotatucuman.com/textiles-semillas-union-de-organizaciones-de-tejedoras-artistas-y-activistas-del-norte argentino/cultura/12/10/2023/79717/#google_vignette
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALEJANDRA PANOZZO ZENERE, MARIA LAURA ISE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade