Despindo a Beleza: (des)construções do olhar em torno do corpo feminino na arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0007

Palavras-chave:

arte contemporânea, corpo na arte, gênero, arte feminista, nu artístico

Resumo

Na tradição da história da arte, o corpo feminino, retratado na categoria de nu artístico, foi visualmente construído como objeto de contemplação, tendo sido simbolicamente atribuído a ideais de beleza. Essa representação visual, dominada por uma perspectiva masculina e patriarcal, contribuiu para a construção e perpetuação de modos de ver que associam mulheres a categorias específicas do belo, operando em direção à objetificação de seus corpos. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma abordagem teórica e crítica da história da arte, como essas visualidades operam no contexto ocidental e de que maneira foram subvertidas a partir da década de 1960. Para isso, são examinadas as obras “Vagina Painting” (1965), de Shigeko Kubota, e “Interior Scroll” (1975), de Carolee Schneemann, artistas que desafiaram os cânones da arte ocidental ao propor uma práxis corpórea que rompe com a concepção tradicional de beleza associada ao corpo feminino. A análise demonstra que, a partir dos anos 1960, artistas mulheres passaram a reestruturar a relação entre arte, corpo e política, utilizando a própria fisicalidade como meio de resistência e subversão frente às normativas da arte ocidental.

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Biografia do Autor

Júlia Almeida de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Júlia Almeida de Mello é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM). Possui pós-doutorado em Artes (UFES, 2022-2024, FAPES PROFIX), doutorado em Artes Visuais (UFRJ, CNPq), com estágio de pesquisa no Kendall College of Art and Design (2020, CAPES PrInt) e mestrado em Artes (UFES, 2015, FAPES). Sua formação acadêmica também inclui graduação em Design de Moda, Educação Musical e Educação em Artes Visuais.

                                                                                                   

Rosely Kumm, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Artes Visuais pela UFES (2024). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

                                                                                                   

Aparecido José Cirillo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenador LEENA-UFES. CNPq/CAPES/FAPES.

                                                                                                   

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Publicado

28-07-2025

Como Citar

MELLO, Júlia Almeida de; KUMM, Rosely; CIRILLO, Aparecido José. Despindo a Beleza: (des)construções do olhar em torno do corpo feminino na arte. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 1–29, 2025. DOI: 10.5965/2175234617412025e0007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26586. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos Seção temática