Considerações sobre a arte da instalação sonora

Autores

  • Carsten Seiffarth

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0002

Palavras-chave:

arte sonora, instalação sonora, escultura sonora, espaço, site-specific

Resumo

Este texto explora a evolução da arte sonora desde suas origens até a prática contemporânea. Com foco em instalações e esculturas sonoras, o autor distingue a arte de instalação sonora de práticas mais amplas de arte sonora. A importância do espaço na definição da arte sonora é enfatizada, contrastando-a com a música e outras formas de arte audio-based. O texto percorre o desenvolvimento histórico das instalações sonoras, destacando as principais figuras e movimentos, além de criticar as tendências recentes que priorizam a tecnologia em detrimento da experiência espacial. É feita uma distinção clara entre arte sonora e arte de instalação sonora, sendo esta última definida como o uso criativo do som como um material dentro de um espaço específico.

Downloads

Biografia do Autor

Carsten Seiffarth

Carsten Seiffarth, curador e produtor alemão, estudou música e musicologia. Ele curou numerosas exposições e festivais, com foco em arte sonora instalativa e música contemporânea. Seu trabalho foi exibido internacionalmente, incluindo diversos países da Europa bem como Estados Unidos, México, Chile, Senegal e Hong Kong. Seiffarth também editou vários livros como Singuhr – HoergalerieTesla Media Art Lab BerlimPaul DemarinisGordon Monahan, ocupou cargos de liderança em instituições como o Tesla Media Art Lab, curador e diretor artístico do "Singuhr – Sound Gallery" e, desde 2014, "Singuhr – Projects" em Berlim. Atualmente, é diretor artístico do Echoes – Soundforum Bonn.

http://singuhr.de/ 

https://www.bonnhoeren.de/ 

https://soundforum.info/ 

Referências

MOTTE-HABER, Helga de la (org.). Klangkunst. Tönende Objekte und klingende Räume. Handbuch der Musik im 20. Vol. 12. Laaber: Laaber-Verlag, 1999.

NEUHAUS, Max & LOOCK, Ulrich. Interview [Milan, 1990]. In: NEUHAUS, Max. Sound Works. Vol. 1. Ostfildern: Cantz Verlag, 1994.

NEUHAUS, Max. Program Notes. Toronto: York University, 1974. In: NEUHAUS, Max. Sound Works. Vol. 1. Ostfildern: Cantz Verlag, 1994.

STRAEBEL, Volker. Zur frühen Geschichte und Typologie der Klanginstallation. In:

TADDAY, Ulrich (org.). Klangkunst. Musik-Konzepte. Munique: Edition Text + Kritik, 2008.

TITTEL, Claudia. Das flüchtige Material der bildenden Kunst. In: MOTTE-HABER, Helga de la (org.). Sonambiente Berlin 2006: Klangkunst, Sound Art. Exhibition catalogue. Akademie der Künste Berlin. Heidelberg: Kehrer Verlag, 2006.

Downloads

Publicado

20-03-2025

Como Citar

SEIFFARTH, Carsten. Considerações sobre a arte da instalação sonora. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–8, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0002. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26545. Acesso em: 1 abr. 2025.