Considerações sobre a arte da instalação sonora
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0002Palavras-chave:
arte sonora, instalação sonora, escultura sonora, espaço, site-specificResumo
Este texto explora a evolução da arte sonora desde suas origens até a prática contemporânea. Com foco em instalações e esculturas sonoras, o autor distingue a arte de instalação sonora de práticas mais amplas de arte sonora. A importância do espaço na definição da arte sonora é enfatizada, contrastando-a com a música e outras formas de arte audio-based. O texto percorre o desenvolvimento histórico das instalações sonoras, destacando as principais figuras e movimentos, além de criticar as tendências recentes que priorizam a tecnologia em detrimento da experiência espacial. É feita uma distinção clara entre arte sonora e arte de instalação sonora, sendo esta última definida como o uso criativo do som como um material dentro de um espaço específico.
Downloads
Referências
MOTTE-HABER, Helga de la (org.). Klangkunst. Tönende Objekte und klingende Räume. Handbuch der Musik im 20. Vol. 12. Laaber: Laaber-Verlag, 1999.
NEUHAUS, Max & LOOCK, Ulrich. Interview [Milan, 1990]. In: NEUHAUS, Max. Sound Works. Vol. 1. Ostfildern: Cantz Verlag, 1994.
NEUHAUS, Max. Program Notes. Toronto: York University, 1974. In: NEUHAUS, Max. Sound Works. Vol. 1. Ostfildern: Cantz Verlag, 1994.
STRAEBEL, Volker. Zur frühen Geschichte und Typologie der Klanginstallation. In:
TADDAY, Ulrich (org.). Klangkunst. Musik-Konzepte. Munique: Edition Text + Kritik, 2008.
TITTEL, Claudia. Das flüchtige Material der bildenden Kunst. In: MOTTE-HABER, Helga de la (org.). Sonambiente Berlin 2006: Klangkunst, Sound Art. Exhibition catalogue. Akademie der Künste Berlin. Heidelberg: Kehrer Verlag, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carsten Seiffarth

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade