Sob ruído: pistas sonoras, errâncias, descaminhos e obstáculos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0003Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Arte sonora, arte dos anos 1980, bioconceitualismo, artista-etcResumo
Neste texto, apresento diversos momentos do desdobramento de minha prática artística, em um percurso que se inicia nos anos 1980 e se estende ao período atual. É destacada a importância da elaboração conceitual, como uma das ferramentas de trabalho dos artistas contemporâneos, quando conduzida em proximidade com as formulações materiais em jogo e as soluções formais adotadas. A cada momento, procura-se enfatizar a presença de camadas sonoras, cuja ativação é sempre significativa e relevante, dentro das ações em curso. As ações artísticas são tomadas como ‘ruidosas’, implicando sempre em soluções sônicas variadas e modalidades diversas de escuta.
Downloads
Referências
BASBAUM, Ricardo. Considerações Críticas sobre a Nova Pintura e Alguns Aspectos de sua Emergência no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro. Monografia de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-RJ, orientação de Fernando Cocchiarale, 1988a.
BASBAUM, Ricardo. Pintura dos Anos 80: Algumas Observações. Gávea, nº 6, Rio de Janeiro, 1988b.
BASBAUM, Ricardo. I love etc-artists, in HOFFMANN, Jens (Org.), The next Documenta should be curated by an artist. Frankfurt, Revolver Books, 2004.
BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc, in MOURA, Rodrigo (Org.). Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais, Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005.
BASBAUM, Ricardo. Projeto NBP: algumas pistas de um programa em processo, in FRANCA, Patrícia e NAZARIO, Luiz (Orgs.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006a.
BASBAUM, Ricardo. Migração das palavras para a imagem, in Além da Pureza Visual, Porto Alegre, Zouk, 2006b, p.29, p.32.
BASBAUM, Ricardo (Org.). Dossiê A Moreninha. 2009. Disponível em: https://rbtxt.files.wordpress.com/2010/01/dossie_moreninha.pdf. Acesso 25/04/2024.
BASBAUM, Ricardo. Hermenêutica do Artista, programa de curso. PPGARTES-UERJ, 2012.
BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro, Azougue, 2013.
BASBAUM, Ricardo. emails (25_bienal_SP2_x2.pdf). Periódico Permanente, v. 3, n. 5, 2014.
http://www.forumpermanente.org/revista/numero5/textos/emails-ricardo-basbaum. Acesso em 02/05/2024.
BASBAUM, Ricardo. Anotações de preparação do projeto subhidroinfraentre. Manuscrito, não publicado, 2021.
BASBAUM, Ricardo. Tropicalismo, depois: da geleia adversa à adversa geleia, in SALGADO, Cristina e ARAUJO, Inês de (Orgs.). OSREVNI INVERSO, Rio de Janeiro, NAU Editora [e-book], 2022, pp.217-237.
CAESAR, Rodolfo. Som não é uma coisa em si, e sim o transporte de coisas que vazam, Revista Música, v. 20 n. 1, Universidade de São Paulo,
CAIAFA, Janice. Movimento Punk na Cidade - A Invasão dos Bandos Sub. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985.
DACOSTA, Alexandre e BASBAUM, Ricardo. Filipeta Manifesto. Panfleto de distribuição aberta, tiragem ilimitada, 1984.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sur les sociétés de contrôle, Pourparlers. Paris, Minuit, 1990, pp. 240-247.
FRANCA, Patrícia e NAZARIO, Luiz (Orgs.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.
HOFFMANN, Jens (Org.), The next Documenta should be curated by an artist. Frankfurt, Revolver Books, 2004.
HOLMES, Brian. Investigações extradisciplinares – Para uma nova crítica das instituições, Concinnitas, ano 9, vol 1, nº 12, julho 2008.
LAZZARATO, Maurizio e NEGRI, Antonio. Trabalho Imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro, DP&A, 2001, pp. 25-33.
LYOTARD, Jean-François. Libidinal Economy. Bloomington, Indiana University Press, 1993, pp. 248-249.
MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória, Letras, nº 26, Língua e Literatura: Limites e Fronteiras, PPGL-UFSM, junho 2003.
MOURA, Rodrigo (Org.). Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais, Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005.
ONG, Walter. Orality and literacy: the technologizing of the word. Nova York, Routledge, 2002.
QUINDERÉ, Natália, REINALDIM, Ivair e MOSQUEIRA, Bernardo. Visorama, a entrevista. Rio de Janeiro, Concinnitas, v.20, n.36, dezembro de
, pp. 60-98. https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/47955. Acesso em: 25/04/2024.
SALGADO, Cristina e ARAUJO, Inês de (Orgs.). OSREVNI-INVERSO, Rio de Janeiro, NAU Editora [e-book], 2022.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Eles querem aparecer. Jornal do Brasil, 09/11/1984.
SEARA, Izabel Christine, NUNES, Vanessa Gonzaga e LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Fonética e Fonologia do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2015, p. 45.
TORRES, Fernanda Lopes e SILVA, Martha Telles Machado da. Carlos Zilio (Entrevista), in O Papel da Crítica na Formação de um Pensamento Contemporâneo na Década de 1970, NAU Editora, 2023, p. 184.
VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Roclaw Basbaum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade