Sob ruído: pistas sonoras, errâncias, descaminhos e obstáculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0003

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Arte sonora, arte dos anos 1980, bioconceitualismo, artista-etc

Resumo

Neste texto, apresento diversos momentos do desdobramento de minha prática artística, em um percurso que se inicia nos anos 1980 e se estende ao período atual. É destacada a importância da elaboração conceitual, como uma das ferramentas de trabalho dos artistas contemporâneos, quando conduzida em proximidade com as formulações materiais em jogo e as soluções formais adotadas. A cada momento, procura-se enfatizar a presença de camadas sonoras, cuja ativação é sempre significativa e relevante, dentro das ações em curso. As ações artísticas são tomadas como ‘ruidosas’, implicando sempre em soluções sônicas variadas e modalidades diversas de escuta.

Downloads

Biografia do Autor

Ricardo Roclaw  Basbaum, Univeridade Federal Fluminense - UFF

Professor Titular-Livre do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense; pesquisador do PPGCA-UFF e do PPGARTES-UERJ. Artista, pesquisador e escritor, participa regularmente de exposições e projetos desde 1981. Atua a partir da investigação da arte como dispositivo de relação e articulação entre experiência sensória, sociabilidade e linguagem. Publicou Diagrams, 1994 – ongoing (Errant Bodies Press, 2016). Autor de Manual do artista-etc (Azougue, 2013) e Além da pureza visual (Zouk, 2006). Organizou a coletânea Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias (2a Ed. Circuito / Hedra, 2021). Professor Visitante da Universidade de Chicago (2013). 

Referências

BASBAUM, Ricardo. Considerações Críticas sobre a Nova Pintura e Alguns Aspectos de sua Emergência no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro. Monografia de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-RJ, orientação de Fernando Cocchiarale, 1988a.

BASBAUM, Ricardo. Pintura dos Anos 80: Algumas Observações. Gávea, nº 6, Rio de Janeiro, 1988b.

BASBAUM, Ricardo. I love etc-artists, in HOFFMANN, Jens (Org.), The next Documenta should be curated by an artist. Frankfurt, Revolver Books, 2004.

BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc, in MOURA, Rodrigo (Org.). Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais, Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005.

BASBAUM, Ricardo. Projeto NBP: algumas pistas de um programa em processo, in FRANCA, Patrícia e NAZARIO, Luiz (Orgs.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006a.

BASBAUM, Ricardo. Migração das palavras para a imagem, in Além da Pureza Visual, Porto Alegre, Zouk, 2006b, p.29, p.32.

BASBAUM, Ricardo (Org.). Dossiê A Moreninha. 2009. Disponível em: https://rbtxt.files.wordpress.com/2010/01/dossie_moreninha.pdf. Acesso 25/04/2024.

BASBAUM, Ricardo. Hermenêutica do Artista, programa de curso. PPGARTES-UERJ, 2012.

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro, Azougue, 2013.

BASBAUM, Ricardo. emails (25_bienal_SP2_x2.pdf). Periódico Permanente, v. 3, n. 5, 2014.

http://www.forumpermanente.org/revista/numero5/textos/emails-ricardo-basbaum. Acesso em 02/05/2024.

BASBAUM, Ricardo. Anotações de preparação do projeto subhidroinfraentre. Manuscrito, não publicado, 2021.

BASBAUM, Ricardo. Tropicalismo, depois: da geleia adversa à adversa geleia, in SALGADO, Cristina e ARAUJO, Inês de (Orgs.). OSREVNI INVERSO, Rio de Janeiro, NAU Editora [e-book], 2022, pp.217-237.

CAESAR, Rodolfo. Som não é uma coisa em si, e sim o transporte de coisas que vazam, Revista Música, v. 20 n. 1, Universidade de São Paulo,

CAIAFA, Janice. Movimento Punk na Cidade - A Invasão dos Bandos Sub. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985.

DACOSTA, Alexandre e BASBAUM, Ricardo. Filipeta Manifesto. Panfleto de distribuição aberta, tiragem ilimitada, 1984.

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sur les sociétés de contrôle, Pourparlers. Paris, Minuit, 1990, pp. 240-247.

FRANCA, Patrícia e NAZARIO, Luiz (Orgs.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.

HOFFMANN, Jens (Org.), The next Documenta should be curated by an artist. Frankfurt, Revolver Books, 2004.

HOLMES, Brian. Investigações extradisciplinares – Para uma nova crítica das instituições, Concinnitas, ano 9, vol 1, nº 12, julho 2008.

LAZZARATO, Maurizio e NEGRI, Antonio. Trabalho Imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro, DP&A, 2001, pp. 25-33.

LYOTARD, Jean-François. Libidinal Economy. Bloomington, Indiana University Press, 1993, pp. 248-249.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória, Letras, nº 26, Língua e Literatura: Limites e Fronteiras, PPGL-UFSM, junho 2003.

MOURA, Rodrigo (Org.). Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais, Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005.

ONG, Walter. Orality and literacy: the technologizing of the word. Nova York, Routledge, 2002.

QUINDERÉ, Natália, REINALDIM, Ivair e MOSQUEIRA, Bernardo. Visorama, a entrevista. Rio de Janeiro, Concinnitas, v.20, n.36, dezembro de

, pp. 60-98. https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/47955. Acesso em: 25/04/2024.

SALGADO, Cristina e ARAUJO, Inês de (Orgs.). OSREVNI-INVERSO, Rio de Janeiro, NAU Editora [e-book], 2022.

SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Eles querem aparecer. Jornal do Brasil, 09/11/1984.

SEARA, Izabel Christine, NUNES, Vanessa Gonzaga e LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Fonética e Fonologia do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2015, p. 45.

TORRES, Fernanda Lopes e SILVA, Martha Telles Machado da. Carlos Zilio (Entrevista), in O Papel da Crítica na Formação de um Pensamento Contemporâneo na Década de 1970, NAU Editora, 2023, p. 184.

VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

07-03-2025

Como Citar

ROCLAW BASBAUM,Ricardo. Sob ruído: pistas sonoras, errâncias, descaminhos e obstáculos. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–37, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26330. Acesso em: 31 mar. 2025.