Uma caixa de chocolates sobre Weimar:aproximações entre arte e design na produção de Barbara Bloom
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0011Palavras-chave:
Barbara Bloom, arte e design, arte e turismoResumo
A artista norte-americana Barbara Bloom, desde meados dos anos 1970, tem construído sua investigação a partir de uma grande diversidade de meios artísticos, ao realizar interlocuções frequentes com os campos da fotografia, do cinema, da literatura, da música, da propaganda e do design. O presente artigo tem como objetivo compreender a aproximação da artista ao universo do design contemporâneo a partir da análise do trabalho intitulado Weimar, past… future, and now? [A chocolate box about Weimar], datado de 1995. A análise foi construída à luz da noção de “design total”, desenvolvida por Hal Foster no início da década de 2000, e a partir da comparação entre as estratégias adotadas pela artista e alguns princípios de funcionamento do design comercial, explicitados pelo guia “Princípios Universais do Design” escrito por William Lidwell, Kristina Holden e Jill Butler. Como resultado, evidencia-se as formas como o trabalho de Bloom assimila e mimetiza os modos de atuação do design comercial a fim de subvertê-lo e redirecioná-lo, com o propósito de despertar no espectador uma visão mais distanciada e questionadora sobre sua própria realidade cotidiana.
Downloads
Referências
BLOOM, B. et al. The Collections of Barbara Bloom. New York: Steidl/ICP, 2008.
BUCHANAN R.; MARGOLIN, V. (eds.). Discovering design: explorations in design studies. Chicago: University of Chicago Press, 1995.
FOSTER, H. “Design as Crime”. In: COLES, Alex (ed.). Design and art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007, pg. 66-73.
FOSTER, H. et al. Art since 1900 - modernism, antimodernism, postmodernism. Vol 2. New York: Thames & Hudson, 2004.
HENKE, B. Goethe®: Advertising, Marketing, and Merchandising the Classical. In: HENKE, B.; RICHTER, S.; KORD, S. (ed.). Unwrapping Goethe’s Weimar: essays in cultural studies and local Knowledge. New York: Camden House, 2000, p. 15-31.
JOHNSON, K. Barbara Bloom: A portrait of the artist, in bits and pieces. The New York Times, fevereiro de 2008. Disponível em https://www.nytimes.com/2008/02/08/arts/design/08bloo.html, acesso em 21/07/2020.
LIDWELL, W.; HOLDEN K.; BUTLER J. Princípios Universais do Design. Porto Alegre: Bookman, 2010.
RICHTER, S. Like a box of chocolates… In: HENKE, B.; RICHTER, S.; KORD, S. (ed.). Unwrapping Goethe’s Weimar: essays in cultural studies and local Knowledge. New York: Camden House, 2000, p. 01-09.
BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marilia Solfa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade