Ensino e linguagem de moda: leitura e interpretação de códigos simbólicos no processo de criação de peças de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0009

Palavras-chave:

moda, linguagem visual, painéis visuais, ensino, processo criativo

Resumo

Fazendo uso de elementos sintáticos do design, sobretudo das cores, formas e texturas, são expressas pelo vestuário mensagens que elucidam identidades individuais e coletivas e também as perspectivas que o designer tem do mundo. Visando exibir os resultados de uma atividade realizada em uma disciplina de História da Moda executada em um curso de Bacharelado em Moda, esse artigo objetivou constituir uma trama entre a teoria e a prática a partir da aplicação do conteúdo ensinado em sala de aula no processo criativo dos discentes por meio da produção de um painel semântico, e deste, estimulando a decodificação de códigos simbólicos para a criação de um desenho de moda. Para tal, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e tratamento descritivo. A atividade foi respaldada na metodologia da aprendizagem significativa, em que os novos conteúdos assimilados pelos alunos são colocados em prática em amálgama com os que eles já possuíam. Assim, pode-se evidenciar que entre todos os quatro exemplos apresentados, são notabilizadas a existência de um alinhamento entre o conteúdo transmitido na aula, os painéis visuais e os croquis desenhados, sendo possível concluir que a aprendizagem significativa foi estimulada através da integração dos saberes de forma integrada e transversal.

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Biografia do Autor

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale); Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV); Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Faculdade Unyleya); Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG - Campus Muriaé). 

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC (2006). Professora dos cursos de graduação de História e Moda e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS)

Denise Blanco Sant'Anna, Universidade Feevale

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale; Mestre em educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta da Universidade Feevale ministrando disciplinas nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, além de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na mesma instituição. Também atua como regente de coros e coordena o Programa Conexão Cultural e o projeto de Extensão Movimento Coral. Atua principalmente nas seguintes áreas: educação, arte, cultura, música, canto coral e formação de professores.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

SOARES JUNIOR, Glauber; SCHEMES, Claudia; SANT’ANNA, Denise Blanco. Ensino e linguagem de moda: leitura e interpretação de códigos simbólicos no processo de criação de peças de vestuário. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24245. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática