Rosana Paulino: das naturezas inventadas sobre os corpos negros

Autores

  • Adriana dos Santos Araújo Universidade Federal do Oeste da Bahia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0012

Palavras-chave:

Rosana Paulino, Crítica decolonial, Artes Visuais, Discriminação racial

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de trabalhos da artista Rosana Paulino, desenvolvidos com o uso de imagens de arquivos do período histórico do Brasil colonial, quando foram criadas naturezas inventadas sobre corpos negros, com o propósito de justificar relações hierárquicas entre raças, através de comprovação pseudocientífica. Para isso, lançamos um olhar mais atento sobre os procedimentos, as construções críticas e os chamamentos presentes no livro de artista ¿História natural? Por extensão, trabalhamos também com considerações teóricas veiculadas na literatura sobre arte e crítica descolonial. Verificamos a força de uma produção que subverte mecanismos de inferiorização e exclusão de outrora, os quais ainda ecoam em nossa atualidade, com uma criação que constitui uma convocação, por meio da arte, para outros modos de vida que considerem o respeito às diferenças e a igualdade de direitos.

 

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

ARAÚJO, Adriana dos Santos. Rosana Paulino: das naturezas inventadas sobre os corpos negros. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24157. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta