Descobrindo Giandomenico Tiepolo: história da arte no balanço de Pulcinella
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613302021148Palavras-chave:
Giandomenico Tiepolo, Pulcinella, História da arte, Arte veneziana no século XVIIIResumo
Giandomenico Tiepolo (1727-1804) realizou entre 1759 a 1797 uma série de afrescos em sua residência campestre, a Villa Tiepolo, em Zianigo. Trasladados para o Ca’Rezzonico, em Veneza, fornecem ao visitante contemporâneo um intrigante conjunto, no qual se pode ver exemplares da produção de pintura de gênero do artista, como observador da vida contemporânea e dos tipos sociais, mas também sua dimensão imaginativa, especialmente na sala dos Pulcinella. Focaliza-se alguns destes afrescos, relacionando-os com outras obras e artistas de Veneza do século XVIII, e também colocando-os em diálogo com pesquisadores da Commedia dell’Arte, com relatos de viagem à Itália de J.W. Goethe e o Divertimento per li regazzi, de Giorgio Agamben. Por fim, toma-se as obras estudadas para pensar as motivações para a pesquisa na história da arte, traduzidas no desafio warburguiano de “buscar a nossa ignorância e afugentá-la”. O que Tiepolo não permitiu ver, a misteriosa e inapreensível figura do Pulcinella fazem pensar no fazer história da arte como balanço permanente cujo impulso inicial é sempre um não saber.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Pulcinella ovvero Divertimento per li ragazzi. Roma: Nottetempo, 2016.
BARCHAM, W. Private Images for Public Spaces”Religious Art in Eighteenth-Century Venice. In: LIBBY, A.; THOMAS, S. (Cur.) Venice in the Age of Canaletto. New York: Prestel Publishing, 2009. p.41-49.
BARNI, R. Introdução. In: SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia Dell’Arte. São Paulo: Iluminuras, 2003. p. 15-50.
BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BOSTOCK, S. The Pictorial Wit of Domenico Tiepolo. 2009. 2 v. (v. 1: 335 p.; v.2: 274 p.). Thesis. (Doctor of Philosophy in Art History). Department of Art History, University of Warwick, Conventry – UK, 2009. Disponível em: http://wrap.warwick.ac.uk/3144/ Acesso em: 21/01/2021.
CALASSO, R. Tiepolo Pink. New York: Penguin Classics, 2020.
CASSEGRAIN, G.; CONTICELLI, V.; LOS LLANOS, J.; LOIRE, S. L’ABCdaire de Tiepolo. Paris: Flammarion, 1998.
DUCHARTRE, P.L. The Italian Comedy. New York: Dover, 1966.
FRANCESCO’S Venice: BBC Series (Documentário apresentado por Francesco da Mosto). Direção: Edward Bazalgette. Produção: Sam Hobkinson. Venice, BBC, 2004.
GOETHE, J. W. Viagem à Itália. São Paulo: Editora da UNESP, 2017.
GOETHE, J. W. Fausto: uma tragédia. Segunda parte. São Paulo: Editora 34, 2020.
GUALDONI, F. Longhi. Milano: Skira, 2010.
HASKELL, F. Mecenas e pintores: arte e sociedade na Itália barroca. São Paulo: EDUSP, 1997.
HUCHET, S. Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva? Chamada aberta para n. 30. Revista Palíndromo, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/announcement/view/338 Acesso em: 21/02/2021.
LAWNER, L. Harlequin in the Moon: Commedia dell’Arte and the Visual Arts. New York: Harry N Abrams, 1998.
LEVEY, M. La peinture à Venise au 18e siècle. Paris, René Julliard, 1964.
LIBBY, A.; THOMAS, S. (Cur.) Venice in the Age of Canaletto. New York: Prestel Publishing, 2009.
MAAS, W.P. Prefácio. In: GOETHE, J. W. Viagem à Itália. São Paulo: Editora da UNESP, 2017. p. 11-16.
MAKOWIECKY, S. Janelas múltiplas, janelas do olho, espírito da alma, espelho do mundo. In: Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p. 2056-2083.
MARIUZ, A. Tiepolo. Venezia: Cierre Edizioni, 2012.
MAZZUCCO, K. I seminari della KBW. Un laboratorio di método. Engramma, n. 56, apprile 2007. Disponível em: http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=2596 Acesso em 15/02/2021.
PANOFSKY, E. Et in Arcadia Ego: Poussin e a tradição elegíaca. In: Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991. p. 377-409.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
RUDLIN, J. Commedia dell’Arte: An Actor’s Handbook. London: Routledge, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luana M. Wedekin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade