Autorrepresentação: histórias das mulheres e histórias feministas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613312021231Palavras-chave:
História da arte, artistas mulheres, feminismos, auto representação.Resumo
Este artigo tem como proposta traçar reflexões sobre a autorrepresentação de mulheres artistas nas exposições Histórias das mulheres: artistas até 1900 e Histórias feministas: artistas depois de 2000, mostras que aconteceram no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em 2019. A investigação parte de duas vivências: a visita ao museu e as relações estabelecidas com os textos publicados no catálogo e na antologia, em construções dialógicas entre as teóricas Ana Paula Cavalcanti Simioni, Linda Nochlin e Michelle Perrot. Pela pesquisa foi possível perceber a importância da autorrepresentação como recurso axiomático, que expõe conflitos de gênero no âmbito das artes, e seu poder transformador de expressar-se politicamente, criando representações de si em outras formas de ser e estar no mundo.
Downloads
Referências
ALVES, Caroline Farias. Arte, gênero e sociabilidade: Nair de Teffé, a brasileira retratada por Georgina de Albuquerque. 2019. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de pós-graduação em História, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2019.
BONNET, Marie-Jo. Femmes peintres à LeurTravail: de l’autoportrait comme manifeste politique (XVIIIe-XIXesiècles), Revue d’Histoire Moderne et Contemporaine, Paris, nº 49-3, set., 2002, p. 140-167. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-d-histoire-moderne-et-contemporaine-2002-3-page-140.htm, acesso em: 30/07/2021.
BORDO, Susan. Feminism, Foucault and the politics of the body. In: RAMAZANOGLU, Caroline (org.). Up Against Foucault: Exploration of some Tensions between Foucault and Feminism. Londres e Nova York: Routledge, 1993.
LEME, Mariana; PEDROSA, Adriano; RJEILLE, Isabella (org.). Histórias das mulheres, histórias feministas. Vol. 1. Antologia. São Paulo: Masp, 2019.
LIPPARD, Lucy. Projecting a Feminist Criticism. Art Journal, n.35, 1976.
MACEDO, Ana Gabriela. Mulheres, arte e poder: uma narrativa de contrapoder?. Estud. Lit. Bras. Contemp., n. 37, p. 61-77, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018374. Acesso em: 3 jun. 2020.
NOCHLIN, Linda. How feminism in the arts can implement cultural change. Texto originalmente publicado em KAMARCK, Edward (ed.). Arts in society: women and the arts, v. 11, n. 1. p. 80-89, 1974. Traduzido do inglês por Denise Bottmann, a partir da mesma fonte. In: PEDROSA, Adriano, CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André; (org.). Histórias das mulheres, histórias feministas. Vol. 2. Antologia. São Paulo: Masp, 2019.
NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. 2016. Disponível em: http://www.edicoesaurora.com/ensaios/Ensaio6.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
EDROSA, Adriano, CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André; (org.). Histórias das mulheres, histórias feministas. Vol. 2. Antologia. São Paulo: Masp, 2019.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica in: Educação & Realidade, v.20, n.2, Porto Alegre. jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721, acesso em: 30/07/2021.
SHOHAT, Ella. Introduction in Talking Visions: Multicultural Feminism in a Transnational Age. Nova York/Cambridge: New Museum of Contemporary Art e MIT Press, 2001.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. A difícil arte de expor mulheres artistas. Cadernos Pagu, Campinas, n. 36, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332011000100014. Acesso em: 23 out. 2019.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O autorretrato feminino no Brasil oitocentista: Abigail de Andrade e os impasses da representação. Caiana, Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA), n. 3, 2013. Disponível em: <http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_2.php&obj=119&vo l=3>. Acesso em: 30 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marta Mencarini Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade