Dilatação antropofágica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613312021285Palavras-chave:
Artes Visuais, Dilatação Antropofágica, Formação Estética Docente., PerformanceResumo
Este ensaio visual traz o arranjo de oito radiografias editadas digitalmente pelo artista visual, performer, professor de arte Pedro Gottardi, vinculado ao Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Dilatação Antropofágica é parte de seus estudos, cuja origem se deu a partir de um acidente durante a execução da performance art “A Celebração de Nossa Carne”, em 2018 - uma iniciativa do artista e mestrando, no Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE). A performance art foi idealizada no componente curricular História da Arte V, durante a fase final de sua formação docente no Curso em Artes Visuais na FURB. O texto está escrito de forma biográfica, trazendo à baila seu relato vivido. Constitui-se em um hibridismo poético que se articula às estesias vividas na formação estética docente em Artes Visuais.
Downloads
Referências
BARBA, E. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
COHEN, R. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DUFRENNE, M. O Poético. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.
DUNN, C. Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Gottardi, Carla Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade