Notas sobre possíveis origens da comunicação humana
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020179Palavras-chave:
comunicação, palavra, imagem, linguagem, arteResumo
A arte da comunicação humana dependeu do desenvolvimento de códigos baseados na intencionalidade compartilhada entre os grupos, evoluindo dos gestos indicativos e miméticos para signos mais complexos, até alcançar a linguagem verbal, dentre outros sistemas de signos que comportam a cultura humana. Palavras, números, imagens, música, gestos, enfim, uma grande variedades de signos compõem as linguagens da cultura, com as quais os humanos produzem seus conhecimentos, como sua arte.
Downloads
Referências
BOEHM, Gottfried. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica. In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CLAUD, Daniel. The domestication of language: cultural Evolution and the uniqueness of the human animal. New York: Columbia University Press, 2015.
COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles. São Paulo: Ática, 2006.
DAMASIO, Antonio. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cutura. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
EAGLEMAN, David. Incognito: the secret lives of the brain. New York: Randon House, 2011.
ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto: estudos históricos sobre o signo e a interpretação. Rio de Janeiro: Record, 2013.
_____ . Da árvore ao labirinto: estudos históricos sobre o signo e a interpretação. Rio de Janeiro: Record, 2013.
EVERETT, Daniel L. How language began: the history of humanity’s greatest invention. New York: Liveright Publishing Corporation, 2017.
LOBEL, Thalma. Sensation: the new science of phisical intelligence. New York: Atria books, 2014.
TOMASELLO, Michael. The cultural origins of human cognition. Massachusetts: Harvard University Press, 1999.
_____ . Origins of human communication. Massachusetts: MIT Press, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade