Entre a gruta e o arquivo: ver e escrever a pintura de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611242019028Palavras-chave:
Clarice Lispector, pintura, escrita, palavra, imagemResumo
O artigo cartografa o encontro com as pinturas realizadas pela escritora Clarice Lispector. Convocando diferentes planos de contato – livro, arquivo e pintura, que envolvem os gestos de ler, ver e escrever – se enuncia uma relação entre palavra e imagem que questiona o jogo representacional entre ambas, jogo que obsidia a crítica, a teoria e a história da arte. Desde a experiência de imersão no arquivo do Instituto Moreira Salles, que guarda parte do acervo pictórico e alguns manuscritos da escritora, se subleva uma visada fabular entre arquivo e gruta, tema de uma das pinturas consultadas. São dadas assim as condições para analisar os aspectos materiais, plásticos, visuais dessas pinturas, lançando mão de conceitos que oferecem imagens a essa cartografia. Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman e Gilles Deleuze são os principais interlocutores do texto.
Downloads
Referências
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BORELLI, Olga. Clarice Lispector: Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 70.
DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007.
__________. O Esgotado. In: Sobre o Teatro. Trad. Fatima Saadi, Ovídeo de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2010, pp. 78-79.
DIDI-HUBERMAN, G. Falenas. Trad. António Preto et al. Lisboa: KKYM, 2015.
_________________. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
__________. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1978.
__________. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: Pinturas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do dese-jo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.
VAUDAY, Patrick. La Peinture et l’Image – Y a-t-il une peinture sans image? Paris : Éditions Pleins Feux, 2002. (Tradução livre do original).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade