A imagem-ficção como estratégia de ação para mundos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020199Palavras-chave:
mundos possíveis, imagem-ficção, fingere, arte contemporânea, teoria da imagemResumo
Neste artigo, propõe-se uma aplicação das teorias dos mundos possíveis no estudo da imagem e de seus efeitos. Após uma breve introdução a esse universo teórico, passa-se para o contexto das artes visuais, no qual não existem ainda muitos trabalhos publicados a respeito. Desenvolve-se um pensamento dos modos de fazer mundos, que emerge de uma imagem-ficção ativa, instaurada pelo fingere. A atitude de autodenunciação dessa imagem permite ao espectador encontrar evidências de sua qualidade de manipulada, o que acaba por permitir uma mudança cognitiva em relação às construções e mudanças que podemos realizar no nosso mundo dito real. Após um estudo de caso, conclui-se que, como a imagem, a realidade é matéria manipulável, e a compreensão disso abre vias para a construção de novos contextos na atualidade.
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