Comentários sobre “L’avventura”, de Giorgio Agamben: um ensaio sobre deuses, destino e literatura
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017201Palavras-chave:
Giorgio Agamben, aventura, Ereignis, Tiche, Eros, Demônio, Ananque, ÉlpisResumo
Publicado em junho de 2015, na Itália, pela editora Nottetempo, e ainda aguardando por sua publicação em português, este pequeno ensaio intitulado L’avventura, de Giorgio Agamben, não deixa de pagar tributo tanto aos propósitos warburguianos quanto ao seu constante diálogo com Heidegger. Agamben, neste ensaio, passa pelas “Saturnais” de Macróbio, assim como pela poesia cavalheiresca medieval, por Goethe, Dante, Simmel, Hegel e tantos outros, reconstruindo dessa forma os vários sentidos da palavra “aventura”. Aventura essa, que não é apenas um exercício estético, já que, nas palavras do autor, “aventura e palavra, vida e linguagem, se confundem e o metal que resulta da respectiva fusão é o destino”. Eis a proposta agambeniana: dar conta das várias formas (e corpos) que o termo “aventura” conserva, bem como articulá-la às constantes máscaras sob as quais os deuses se apresentam.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012a. 78p.
________. Ninfe. Torino: Bollati Boringhieri, 2012b. 57p.
________. L’avventura. Roma: Edizioni Nottetempo, 2015. 79p.
________. Autoritratto nello Studio. Edizioni Nottetempo, 2017. 176p.
________. Karman: breve trattato sull’azione, la colpa e il gesto. Torino: Bollati Borin-ghieri, 2017. 148p.
MELETINSKIJ, Eleazar M. Archetipi letterari. Macerata: eum edizioni università di ma-cerata, 2016. 214p.
NANCY, Jean-Luc. Demanda: Literatura e Filosofia. Textos escolhidos e editados por Ginette Michaud; Tradução: João Camillo Penna, Eclair Antonio Almeida Filho, Dirlen-valder do Nascimento Loyolla. Florianópolis: Ed. UFSC; Chapecó: Argos, 2016. 365p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade