Três dimensões da musicobiografização: um estudo com relatos de experiências de práticas musicais automediais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0201

Palabras clave:

musicobiografização, práticas musicais automediais, relatos de experiências, minicursos

Resumen

Este estudo emergiu de relatos de experiências de participantes de cursos de curta duração, ministrados no XVIII Encontro Regional da ABEM Centro-Oeste e no projeto de extensão “A musicobiografização na Educação Musical”. Neste trabalho, o campo de estudo da educação musical dialoga com o campo investigativo da pesquisa (auto)biográfica sustentando-se na filosofia da linguagem. Junto ao processo de reflexividade promovido pelas práticas musicais automediais, intentamos compreender como a prática musical automedial alimenta o conceito de musicobiografização. Para tanto, debruçamo-nos sobre o efeito das reflexões construídas nos relatos de experiências após as práticas automediais, vividas em minicursos formativos. Como resultado dessas análises, emergiram três dimensões da musicobiografização: a arte da escuta, a arte do encontro e a arte do cuidado. Só foi possível perceber essas três dimensões da musicobiografização a partir da experimentação na prática musical automedial. Elas se sustentam com consistência, uma vez que a teoria alimenta a prática e, esta, o efeito do vivido em forma de relatos de experiências.

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Biografía del autor/a

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Educação - cultura escrita, linguagens e aprendizagens pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente de música na Graduação e na Pós-Graduação em Música na Universidade deBrasília (UnB). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical eAutobiografia. Ébolsista do CNPq-PQ2. http://lattes.cnpq.br/0880820345740922

Hugo Leonardo Guimarães Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Professor de música, violonista, cantor e compositor. É doutorando e mestre em Música pela Universidade de Brasília e especialista em Educação Musical pela Faculdade Cristo Rei, Paraná. Graduado em Educação Artística Habilitação em Música pela UnB (2011), atua como professor de música no Instituto Federal de Brasília campus Ceilândia desde o ano de 2016. http://lattes.cnpq.br/3272244486350785

Gustavo Aguiar Malafaia de Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutorando em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente de música no Instituto Federal de Brasília, na educação básica (IFB-CEI), com projetos de música para a comunidade. É violonista, cantor e compositor. http://lattes.cnpq.br/8004389236921764

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Publicado

2025-08-05

Cómo citar

ABREU, Delmary Vasconcelos de; SOUZA, Hugo Leonardo Guimarães; ARAUJO, Gustavo Aguiar Malafaia de. Três dimensões da musicobiografização: um estudo com relatos de experiências de práticas musicais automediais . Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0201, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27119. Acesso em: 3 sep. 2025.