Três dimensões da musicobiografização: um estudo com relatos de experiências de práticas musicais automediais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0201Parole chiave:
musicobiografização, práticas musicais automediais, relatos de experiências, minicursosAbstract
Este estudo emergiu de relatos de experiências de participantes de cursos de curta duração, ministrados no XVIII Encontro Regional da ABEM Centro-Oeste e no projeto de extensão “A musicobiografização na Educação Musical”. Neste trabalho, o campo de estudo da educação musical dialoga com o campo investigativo da pesquisa (auto)biográfica sustentando-se na filosofia da linguagem. Junto ao processo de reflexividade promovido pelas práticas musicais automediais, intentamos compreender como a prática musical automedial alimenta o conceito de musicobiografização. Para tanto, debruçamo-nos sobre o efeito das reflexões construídas nos relatos de experiências após as práticas automediais, vividas em minicursos formativos. Como resultado dessas análises, emergiram três dimensões da musicobiografização: a arte da escuta, a arte do encontro e a arte do cuidado. Só foi possível perceber essas três dimensões da musicobiografização a partir da experimentação na prática musical automedial. Elas se sustentam com consistência, uma vez que a teoria alimenta a prática e, esta, o efeito do vivido em forma de relatos de experiências.
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